Foto: Divulgação
Equipe já recolheu 377 animais silvestres
Implantado em 2007, o Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé realiza ações nas praias dos Cavaleiros, Pecado, Campista e Barra; Lagoa de Imboassica; Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Parque Atalaia e na serra macaense. Ao todo, são 24 homens que trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo a população 24 horas.
O Grupamento possui parcerias com o Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Marinha do Brasil; Policias Militar, Florestal e Federal; Empresas Bj do Brasil e Sampling; Poço das Antas; Instituto Chico Mendes; Guarda Florestal de Rio das Ostras; Escola de Pescadores; Defesa Civil de Macaé e de Carapebus e subsecretaria de Comunicação Social de Macaé.
A equipe do Grupamento ajuda o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios, foram solucionados 80% dos focos de incêndios detectados. Desde que foi implantado, o Grupamento já capturou 377 animais - uma média de 20 por mês. Logo após o resgate, os animais são levados para tratamento com veterinário da prefeitura de Macaé e soltos em seus habitats naturais.
O grupo realizou diversas incursões para proteger restingas e reservas, com retiradas de armadilhas e proteção da fauna e flora. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-2820949 ou 2773-0466.
Agente de Meio Ambiente resgata deficiente de cachoeira
No último final de semana, o inspetor Carlos Almir do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé, resgatou o deficiente físico e portador de muletas, Marcos Fernando Barreto Mello, 24 anos, morador de São Francisco de Itabapoana, que se atirou na Cachoeira Sete Quedas, no Sana.
O guarda municipal providenciou maca e ambulância e com a ajuda da população, de equipe da ONG Pequena Semente e do Corpo de Bombeiros, fez a remoção do deficiente pela trilha até a ambulância. Marcos Fernando teve fatura e corte profundo na perna e foi levado para atendimento no Hospital Público Municipal de Macaé (HPM).