O Grupamento Especial de Ordem Pública (GEOP), da Guarda Municipal de Macaé, foi elogiado por comerciantes por seu trabalho de segurança e fiscalização do trecho da avenida Rui Barbosa, entre as ruas Silva Jardim e Tenente Coronel Amado, conhecido como Calçadão.
O GEOP foi criado em setembro do ano passado para oferecer mais segurança na área do calçadão. A equipe também apóia a fiscalização de Posturas de Macaé; garante a livre circulação de pedestres; evita a permanência de pedestres na condição de pedintes e impede a permanência e circulação de motocicletas e bicicletas, assim como a locomoção de uso de patins, skates e patinetes no local.
O gerente de uma loja de eletrodomésticos, Adriano Nunes, disse que com a presença constante dos guardas municipais no calçadão os furtos e roubos diminuíram. “Temos percebido mais a presença dos agentes, o que inibe roubos e furtos nas lojas e também nos clientes e pessoas que passam pelo local. Mas ainda é necessário um aumento no efetivo, porque os guardas ficam em pé durante muito tempo, eles precisam se alimentar, usar o banheiro, enfim são pessoas humanas que têm suas necessidades. O aumento no número dos guardas fará com que todo o calçadão seja patrulhado com mais conforto para todos”, frisou Carlos.
O gerente de uma farmácia, Carlos H. Rangel, afirmou que os guardas municipais são parceiros, mas também destacou a necessidade de aumento no número de agentes. “Todos os dias, faça sol ou chuva os guardas estão no calçadão. Estão sempre atentos e à disposição quando precisamos. A partir do dia em que eles passaram a ficar no calçadão os roubos diminuíram, mas com o fechamento do bar Zé Mengão o movimento nos fins de semana, feriados e mesmo durante a semana diminuiu, o que provoca mais isolamento e, por isso, precisamos de mais guardas no local. Só a presença dos guardas inibe assaltos e vandalismos. A integração dos guardas com os comerciantes é grande”, afirmou Rangel.
Trânsito de bicicletas
O secretário Municipal de Ordem Pública, Antonio Franco, que responde pela presidência da Guarda Municipal de Macaé, falou sobre os elogios recebidos pelos agentes do GEOP.
- Ficamos satisfeitos em constatar que a equipe do GEOP está realizando um bom trabalho no calçadão. Diversos roubos, furtos e assaltos foram esclarecidos e coibidos com o trabalho do grupo. O calçadão está cada vez com mais pessoas transitando diariamente. É necessário que tenha segurança para a população que procura o local para fazer compras e é esta a preocupação da diretoria da Guarda de Macaé e do prefeito Riverton Mussi: mais segurança e tranquilidade para todos, observou Antônio Franco.
O gerente do Grupamento Especial de Ordem Pública, Milton Neves Ascenciano, lembrou que os agentes da Guarda Municipal estão no calçadão informando à população as leis específicas do calçadão. Ele frisou a necessidade das pessoas se conscientizarem que não devem levar bicicletas para o local. “Nós temos diversos bicicletários, onde os condutores podem deixar suas bicicletas. Vamos fazer um trabalho de conscientização para que as pessoas não transitem empurrando bicicletas no calçadão”, concluiu Milton.