A chuva que caiu a tarde de ontem (04/02) deu trégua quando a Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) Unidos da Praia Campista, entrou na passarela do samba às 21h30, abrindo oficialmente os desfiles do grupo de acesso e o carnaval macaense. Com o enredo “Os imortais ainda são reis” a agremiação carnavalesca começou a animar os foliões que foram prestigiar as escolas.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, acompanhado da primeira dama, Márcia Moraes, permaneceu na pista durante todos os desfiles e ainda percorreu trechos da Linha Vermelha, parando para cumprimentar as pessoas. “O primeiro carnaval sempre marca. O próximo, com certeza, será melhor. Esse é apenas um ensaio. Pretendemos profissionalizar, dando mais estrutura ao carnaval macaense. Vamos criar o bairro do samba”, anunciou Riverton, acrescentando que é um compromisso de campanha.
A segunda escola a desfilar foi o G.R.E.S. Arautos da Folia, com o samba enredo “Aquarela brasileira com as cores da bandeira”. Um fato que chamou a atenção foi que a cada intervalo, o bloco dos garis da prefeitura, limpava a pista, retirando os detritos que ficavam do desfile anterior.
A G.R.E.S Nova Holanda, que levou um boi pintadinho para a avenida, foi a terceira agremiação a desfilar. Em seguida a G.R.E.S. Águia da Fronteira, empolgou o público com o seu desfile, e a Unidos do Miramar levantou a galera das arquibancadas com o enredo “Nos Trilhos da Saudade”, numa homenagem aos ferroviários de Macaé. Finalizando o primeiro dia de desfiles, a G.R.E.S. Acadêmicos do Lagomar fechou a noite com chave de ouro, arrastando a turma da pipoca.
Segundo informações do presidente da Liecam (Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé), José Carlos Antônio, o Dica, o desfile das escolas do grupo de acesso transcorreu dentro da normalidade, sem atrasos. “Ano que vem vamos tentar melhorar, como o prefeito já propôs” disse. Conforme esclareceu, cada escola teve 40 minutos para percorrer a passarela do samba e apresentar seu enredo. Ele informou ainda que a campeã do grupo de acesso subirá para o grupo B em 2006.
Hoje (05/02), desfilarão Acadêmicos do Botafogo, Barra de Ouro, Tradição do Morobá, Foliões das Malvinas, Unidos dos Estudantes e Sol y Mar.
O presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho conferiu o andamento dos desfiles do grupo de acesso e fez questão de dizer que tudo transcorreu de forma positiva, sem problemas. Já o Tenente Ramalho, diretor de operações da Guarda Municipal, pediu aos presidentes das escolas de samba, para evitarem soltar fogos perto da população. “Pedi para eles soltarem em cima da linha do trem para evitar acidentes como o de quinta-feira, nos desfiles dos bois pintadinhos, em que uma senhora e dois guardas tiveram queimaduras por causa dos fogos de artifício”, informou.