Uma parceria entre equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura e do Judiciário – setor do Tribunal de Justiça da Comarca de Macaé – está reiniciando na cidade o projeto do Grupo de Apoio à Adoção (GAA).
Segundo a assessora da Subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), Paula May, esse é um grupo da sociedade civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é divulgar e fomentar uma nova cultura de adoção, através de encontros, eventos e publicações.
- Também é meta do GAA apoiar pessoas que têm intenção de adotar crianças ou adolescentes, e aquelas que já adotaram, desenvolvendo, assim, projetos e programas em defesa dos direitos deste público. Adoção é um tema importante e delicado, no qual há muitas dúvidas, mitos e expectativas – explica Paula May.
Apadrinhamento Sócio-afetivo
Outro tema de interesse da Subsecretaria de Infância e Juventude é a elaboração do projeto de Apadrinhamento Sócio-Afetivo (ASA) para crianças e adolescentes, acolhidos pelo Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia).
No Cemaia está sendo feito cadastro de pessoas e famílias interessadas em conviver com crianças e adolescentes, amparados pelo abrigo público municipal. Esse projeto também está sendo elaborado pela Sinjuv, o Cemaia e o Judiciário.
Tanto o GAA quanto o ASA estão em consonância com o plano nacional de convivência familiar e comunitária. Garantem o direito à convivência familiar das crianças e adolescentes que se encontram institucionalizados.
A diferença entre ambos é que no Grupo de Apoio à Adoção busca-se conscientizar e incentivar que as pessoas adotem, enquanto que no Apadrinhamento Sócio-Afetivo, aqueles que não querem adotar podem oferecer apoio afetivo, social ou econômico.
Convite
É interesse da Sinjuv deixar registrado o convite a todos que quiserem fazer parte do Grupo de Apoio à Adoção. “Convidamos a Sociedade Civil a ingressar nesse grupo, que será administrado pela própria sociedade, com apoio da Semds”, enfatiza Paula May.
Outras informações podem ser obtivas pelo telefone da Sinjuv - (22) 2796-1064. Ou através da equipe técnica da Subsecretaria, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Rua Visconde de Quissamã, 787, no Centro.