Guarda Ambiental atua em força tarefa contra as chuvas

01/02/2013 19:19:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Guarda Ambiental, vinculada à secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Macaé, não atua apenas coibindo crimes ambientais, mas tem suas ações centradas também durante eventos como enchentes. Neste momento de fortes chuvas que caem sobre Macaé, 40 guardas ambientais fazem um trabalho estratégico na força tarefa junto com a Defesa Civil, Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais para garantir a defesa e auxílio da população.

As ações combinadas têm sido executadas diariamente por determinação do prefeito Dr. Aluízio para evitar riscos às pessoas e aos animais que também podem ser vítimas de enchentes. Nesta sexta-feira (1), a Guarda Ambiental está desde a madrugada verificando barreiras na região serrana do município, monitorando a represa da Tapera e outros pontos dos distritos do Sana, Frade, Glicério e Córrego do Ouro. Esse mapeamento da serra é feito em conjunto com a secretaria Municipal de Interior.



Os guardas ambientais também avaliam com a Defesa Civil e a secretaria de Desenvolvimento Social a situação de famílias desabrigadas ou desalojadas que necessitam de ajuda do poder público. Eles também estão atuando em Cabiúnas onde o asfalto cedeu. Embora seja área de Carapebus, Macaé oferece todo o suporte nesse trecho com a Guarda Ambiental e agentes da Mobilidade Urbana para evitar riscos a motoristas que entram ou saem do município.



Trabalhando 24 horas em regime de turnos, os guardas ambientais também estão bombeando a água para ajudar no escoamento das áreas inundadas em Águas Maravilhosas. Eles inspecionam outras áreas no município e, se durante as ações também encontrarem animais precisando de ajuda, os mesmos são capturados e levados com segurança para a secretaria Municipal de Ambiente (Sema).



A Guarda Ambiental foi criada no dia 19 de setembro de 2012 quando a Câmara Municipal aprovou o Decreto nº 108/2012, de 10 de maio de 2012. O órgão começou como Departamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil de Macaé e foi regulamentado porque se destacava no trabalho de captura e resgate de animais silvestres peçonhentos ou não, de pessoas em locais de difícil acesso, no combate a incêndio em áreas de preservação ambiental e em outras ações. Solicitações e informações podem ser feitas pelo telefone (22) 9701-9770 que funciona 24 horas diariamente.