logo

Guarda Ambiental atuará nas cachoeiras durante o Carnaval

26/02/2014 16:57:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Doze agentes da Guarda Ambiental de Macaé vão atuar nos dias de Carnaval para evitar degradação das cachoeiras do Sana e das Bicudas Grande e Pequena. Uma outra equipe permanecerá na sede do município na prevenção de incêndios, agindo no resgate de animais, além de oferecer apoio à Secretaria Municipal de Ambiente.

O comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, afirma que o órgão irá intensificar as áreas de cachoeiras para proteção e vigilância dos frequentadores, coibindo atividades como churrascos e a presença de fogão de lenha artesanal, devido ao risco de incêndios nas áreas de preservação ambiental - que nesta época são muito procurados.

O órgão municipal tem por objetivo proteger e fiscalizar áreas de preservação ambiental, apurar denúncias e fazer rondas periódicas em diversos locais do município. Atualmente, o setor possui 44 agentes que trabalham em regime de plantão, atendendo à população 24 horas.

- Cabe à Guarda Ambiental impedir atividades como poluição das águas, invasões de áreas ambientais, desmatamento, queimadas e corte irregular de árvores - explica Madson Nazareno.

A Guarda Ambiental faz parte da secretaria de Ordem Pública e fica na antiga estrada Macaé/Glicério, km 1, na Pesagro, Horto. Funciona todos os dias, de domingo a domingo, em regime 24 horas. Através do número 99701-9770 a população pode acionar o órgão para denunciar casos de maus tratos a animais, solicitar resgate de animais silvestres, e informar sobre incêndios e desmatamentos.