logo

Guarda Ambiental monta patrulhamento para coibir invasões no município

17/07/2008 15:32:40 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Visando a vigilância das áreas de proteção do município, a Guarda Ambiental de Macaé montou um patrulhamento constante das áreas suscetíveis a invasões. Ainda em fase de estudo, a Guarda Ambiental iniciou uma pesquisa que tem como objetivo definir qual a área com maior propensão a invasões e construção de moradias irregulares.

- Estamos fazendo o mapeamento, que chamamos de vigilância preventiva. Com isso, montamos dentro do grupamento ambiental uma equipe de pronta-ação. Essa guarnição está encarregada de fiscalizar prédios públicos, como terrenos e obras, que estão sujeitos a risco de invasão. Se for constatada a irregularidade, a procuradoria e o gabinete de gestão municipal serão informados sobre o ocorrido – explica o coronel José Maria, diretor do grupamento ambiental.

Nos últimos, dias o grupamento, junto com a secretaria de Meio Ambiente, autuou o proprietário de um terreno no Lagomar e retirou cercas e demarcações. “O dono dividiu em várias partes o terreno, degradando assim a restinga. Quando chegamos ao local ele já estava até descarregando tijolos. E no outro terreno foram feitas marcações com mourões de cimento e cercas de arame farpado”, lembra o agente ambiental e chefe de grupamento, Madson Oliveira Pereira.