Foto: Juranir Badaró
As apreensões aconteceram em pontos diferentes do município no último final de semana
A coordenadoria da Guarda Ambiental, da secretaria de Ordem Pública, resgatou três jiboias neste fim de semana. As apreensões aconteceram em empresa localizada na Rodovia Amaral Peixoto, bairro Fronteira, Linha Azul, e residência do bairro Horto. Após os cuidados e avaliação, os animais foram liberados no Parque Atalaia, habitat apropriado em área de proteção ambiental.
As ações de resgate aos animais silvestre e preservação da fauna são algumas atividades realizadas pela Guarda Ambiental. Segundo informações da área, o ritmo acelerado das construções civis e o crescimento urbano têm contribuído para mudar o ambiente e, com isso, esses animais procuram cada vez mais o asfalto em busca de suas caças como meio de sobrevivência.
A Guarda Ambiental continua com ações de proteção ao meio ambiente, da flora e fauna de Macaé, realizando incursões de patrulhamento em todo município, tanto na sede e no interior, quanto nos distritos da região serrana. Alguns objetivos são: proteger e fiscalizar áreas de preservação ambiental, apurar denúncias e fazer rondas periódicas em diversos locais do município. A equipe trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O grupo realiza ainda diversas incursões para proteger restingas e reservas, com retiradas de armadilhas e proteção da fauna e flora. São 45 guardas e sua sede localiza-se na antiga estrada Macaé/Glicério, km 01, nos fundos da Pesagro, Horto. O funcionamento é de domingo a domingo, em regime 24 horas, contando com o trabalho dos guardas ambientais e com três viaturas. Para denúncias de maus tratos a animais, solicitação de resgate de animais silvestres, invasões, incêndios e desmatamentos o telefone é o 99701-9770.