Com a finalidade de que haja maior integração entre a Guarda Municipal e a comunidade, diretoria investe cada vez mais na modernização dos seus departamentos. Segundo o diretor do Departamento de Operações Especiais, tenente Luis Jorge Ramalho, existe um projeto do diretor-presidente, Antônio Franco, de modernização do DOPESPI relativo à aquisição de novos computadores, equipamentos modernos de proteção e viaturas, além de cursos de qualificação para o grupamento, visando atender a população.
“Nós queremos trocar informações com os moradores, comerciantes e líderes da região para criação de conselhos comunitários para discutir temas que possam trazer melhorias e solucionar os problemas de cada bairro”, ressaltou ele.
A corporação vem trabalhando para o desenvolvimento do município, mantendo sempre a preocupação com a qualidade do efetivo. Em função disso, a direção está investindo, também, na modernização do DOPESPI – Departamento de Operações Especiais e Inspetorias.
O Grupamento atua em áreas no fluxo urbano de maior intensidade e que são mais sensíveis a delitos e, preventivamente, em situações de emergência e nos casos de violência urbana, em conjunto com outras forças de segurança pública. “Nosso objetivo é proporcionar maior confiabilidade aos munícipes, bem como, atentar para às necessidades do seu bem-estar social”, disse o diretor do departamento, Jorge Ramalho.
Além da diretoria, o DOPESPI possui hoje cerca de 104 homens e é composto por quatro gerências: Operações Especiais, Rondas Ostensivas, Postura e Inspetorias. Compete à Gerência de Operações Especiais coordenar e executar as ações de segurança dos chefes do Poder Executivo e de autoridades de outros estados e municípios, como também, ações de segurança dos demais poderes federais, estaduais e municipais.
Através do Patrulhamento Ostensivo, o Departamento identifica a rotina de cada bairro com o objetivo de proteger e zelar pelo patrimônio público, nos quais possam ocorrer depredações, pichações e invasões. “Através de palestras sócio-educativas, juntamente com os presidentes das associações de moradores, debatemos os problemas de cada bairro, desde os buracos nas ruas, às situações que favoreçam a criminalidade”, explica Ramalho.
As Gerências de Posturas em conjunto com a secretaria municipal de Fazenda, atuam na fiscalização do comércio ambulante. A fiscalização baseia-se no Código de Postura Municipal, que prevê a apreensão de mercadorias dos ambulantes que estejam em situação irregular. Já a Gerência de Inspetorias atua em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, principalmente, na inspeção de reintegração de posse de áreas invadidas, proteção e preservação nas áreas de turismo ecológico como as cachoeiras da região serrana.
De acordo com o tenente Ramalho, a principal finalidade do Departamento de Operações Especiais é atender a todos os eventos realizados no município em parceria com as demais secretarias. “Acreditamos que com a modernização do departamento haverá maior integração desta autarquia junto à população”, garante ele.