A Guarda Municipal desde a sua criação vem trabalhando para ajudar no desenvolvimento do município. A atuação da corporação é uma constante tanto no centro da cidade quanto nos bairros. A nova diretoria está investindo na modernização dos seus departamentos para proporcionar mais segurança e melhor qualidade de vida à população.
De acordo com o diretor do Departamento de Patrimônio e Inspetorias (Depatri), major José Maria, existe o propósito do diretor-presidente, Antônio Franco de Carvalho, adquirir novos equipamentos e cursos em todas as áreas de abrangência do departamento. “O município cresce a cada dia com construção de novas escolas e unidades de saúde, além do incremento dos bairros, das praias, distritos e da região serrana”, disse.
O diretor do Depatri informou que a guarda municipal está atenta a todos os problemas que envolvem a segurança da população e do patrimônio municipal, principalmente, os referentes à vigilância das orlas das praias Campista e Cavaleiros. “Estamos mantendo há três semanas um patrulhamento motorizado com escala de 24 horas, com ênfase ao período noturno e nos finais de semana”, disse José Maria.
Segundo o major, a guarda municipal está vigilante quanto às ações de vandalismo que tem sido praticada, principalmente, na orla marítima. “As nossas atenções estão voltadas mais especificamente para a orla dos Cavaleiros, onde temos uma obra paisagística recentemente concluída e por sua importância não pode ficar desguarnecida”, ressaltou.
Entretanto, o major demonstrou também a preocupação da corporação com a segurança da restinga da praia do Pecado e da Lagoa da Imboassica, no sentido de preservar a vegetação nativa e a integridade da lagoa, na qual, as ações de vandalismo têm sido notadas.
Conforme o diretor do Departamento de Patrimônio, a guarda utiliza um veículo tipo Bugre para deslocamento da guarnição em toda a orla marítima e também faz um patrulhamento nos arredores do bairro, tendo como ponto base a Creche Escola Monteiro Lobato, situada na Avenida Atlântica, escola essa que se beneficia também com o trabalho de segurança realizado pelos guardas encarregados do patrulhamento da orla. “Oferecer melhores serviços para esses balneários é uma de nossas metas, que será atingida tão logo haja um aumento de nosso efetivo e aquisição de novas viaturas”, garante.
O Depatri é formado por duas gerências (Vigilância Patrimonial e de Meio Ambiente) subordinadas ao diretor-presidente da Guarda. Tem por objetivo promover e manter a vigilância dos prédios públicos e das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município; fiscalizar a utilização adequada dos parques, jardins, praças e monumentos; além de outras atividades, voltadas para o bem do município e da sociedade.