logo

Guarda Municipal de Macaé é referência para outras cidades

10/05/2016 11:23:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Bruno Campos

Expertise de Macaé será levada a guardas de Duque de Caxias

O trabalho realizado pela Guarda Municipal de Macaé tem gerado bons resultados. Além dos serviços de segurança prestados diretamente à população, a conduta dos procedimentos e treinamentos internos é reconhecida como um modelo a ser seguido a outras equipes de guardas municipais do Estado do Rio.

Na segunda-feira (9), a gestão da corporação recebeu representantes da Guarda Municipal de Duque de Caxias em reunião no gabinete do secretário de Ordem Pública e comandante da Guarda, André Luiz Monteiro. Na oportunidade, foi solicitada uma capacitação guiada pela equipe do Grupo de Apoio Operacional (Gaop) de Macaé aos guardas de Duque de Caxias.

Com o tema Rondas Ostensivas Municipais (Romur), o curso abordará técnicas físicas, táticas e emocionais necessárias para realizar um trabalho de excelência. Revista pessoal, abordagem, condução de infrator, posicionamento dentro de viaturas, entre outras ações, serão ministradas em aulas práticas. O treinamento levará três dias e está previsto para a segunda quinzena de junho. Cerca de 35 guardas receberão a capacitação em Duque de Caxias.

André Luiz Monteiro ressalta que a recompensa do treinamento é a eficiência e o grande legado é o reconhecimento do trabalho bem executado. “Convites para ministrarmos cursos a outras equipes é uma conquista profissional que requer muita responsabilidade. Isso afirma a nossa competência na área”, frisou o secretário de Ordem Pública.

O comandante ainda destacou que para o pleno desenvolvimento do trabalho é necessário aproveitar as características pessoais de cada integrante, em busca de um mesmo ideal, que é a proteção. “Trabalhar com segurança pública é se doar, em qualquer momento, ao próximo. É prevenir e resolver transtornos. Entendemos que todos os profissionais têm papel fundamental na execução das operações, a pessoa mais alta tem facilidade de pular um muro, porém, o mais baixo pode passar por um buraco de ar condicionado, por exemplo, como já aconteceu conosco em uma ação numa escola”, explicou Luiz.


Fotos Relacionadas