logo

Guarda Municipal de Macaé sedia Congresso Nacional de Segurança Pública

16/03/2007 16:20:39 - Jornalista: Cláudia Liese

O XVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, o VI Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e a Feira Nacional de Segurança Pública Municipal, serão realizados em Macaé no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

O evento contará com a participação de prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, dirigentes municipais responsáveis pelas áreas de Segurança, Administração, Jurídico, Finanças e Licitação. Além de representantes do poder judiciário, Ministério Público, polícias Federal, Militar e Civil e da sociedade civil organizada, além de guardas municipais e estudantes de todo país. O objetivo é definir ações em prol da segurança pública municipal.

O Congresso Nacional das Guardas Municipais é o evento anual mais importante do segmento. Estima-se que 240 cidades e 24 estados participem com, aproximadamente, 1500 congressistas. Em parceria com a União Nacional dos Guardas Civis Municipais do Brasil, será realizado o Fórum Nacional de Segurança Municipal, reunindo secretários municipais de segurança de todo o país, e, ainda, vai acontecer a Feira Nacional de Segurança Municipal.

A importância da participação de Macaé no Congresso é ressaltada pelo presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco.

- Os três eventos são importantíssimos, principalmente neste momento por que passa Macaé. Nós precisamos combater a violência e esta iniciativa vem ao encontro do compromisso da administração Riverton Mussi para com a segurança pública, ressalta o presidente da Guarda.

Antônio Franco acrescenta que os temas abordados no evento são fundamentais para avaliar e analisar a evolução da criminalidade no país e ter parâmetros para realizar um trabalho em Macaé.

Congresso Nacional das Guardas Municipais tornou-se o mais importante acontecimento político do segmento

O Congresso Nacional das Guardas Municipais foi realizado pela primeira no ano 1990, em Pelotas (RS), com a finalidade de fortalecer o intercâmbio e propor o aperfeiçoamento legislativo destas instituições municipais de segurança pública, dando partida a criação do Conselho Nacional das Guardas Municipais, fundado em 1993 na cidade de Campina Grande durante a realização do IV Congresso destas instituições.

Dezessete anos após, o Congresso Nacional dos Guardas Municipais se tornou o mais importante acontecimento político desse segmento, reunindo nos dois últimos Congressos, realizados em Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP), uma média de 160 municípios e 24 estados brasileiros e 1500 congressistas.

A instituição do Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal, organizado pela União Nacional dos Guardas Civis Municipais do Brasil desde 1997, estará presente pela segunda vez neste ano, como parte da programação temática do Congresso. Este Fórum, que reúne secretários Municipais de Segurança de todo o país, tem tido sua importância para a sociedade, por utilizar-se deste espaço como forma de buscar a integração dos organismos municipais gestores da segurança pública e as representações da sociedade civil, para a partir de então, traçar o perfil de suas ações e forma de atuação na segurança pública municipal.