logo

Guarda Municipal desenvolve projeto para a terceira idade

26/10/2005 16:17:26 - Jornalista: Sérgio Lopes

Pensando no bem-estar e conseqüentemente numa qualidade de vida melhor para os idosos do município, a Guarda Municipal de Macaé está criando o programa Guarda Sênior. Segundo o Regimento Interno da Guarda, poderão se candidatar a alunos pessoas com qualquer grau de escolaridade, desde que seja aposentado. O documento diz ainda que ainda que cada aluno pode freqüentar as atividades em que estiver aptos, contanto que esteja em boas condições físicas.

Os idosos, tanto homens quanto mulheres, interessados em participar do programa devem comparecer na sede da Guarda Municipal, na avenida Gastão Henrique Schuler, s/n° - Botafogo, portando a seguinte documentação autenticada: duas fotos 3x4 e xerox da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de aposentadoria e do comprovante de residência. Mais informações falar com Elaine, através dos telefones (22) 2773-0455 ou 2773.0421 ou 2773-0440 no ramal 455.

Os postos a serem cobertos pelos guardas seniores ainda estão sendo estudados. “Levaremos em conta tanto o local de trabalho quanto o prazer que os mesmos lhes proporcionarão. Sabemos que não é só com trabalho em si que se alcança qualidade de vida, principalmente na terceira idade”, ressaltou o presidente da Guarda, Antônio Franco.

- Estamos cumprindo, no âmbito do município, a política do Estatuto do Idoso. A Guarda Municipal já está preparada para receber a contribuição dos idosos selecionados para servir a comunidade, o presidente da Guarda.

Segundo a assessora do Departamento de Operações Especiais, Elaine Silva Chança, a reinclusão dessas pessoas no mercado de trabalho é uma das maneiras de dar a alguns idosos a oportunidade de se sentirem úteis para a sociedade. “Os idosos que optarem por continuar exercendo uma atividade estarão dando mais um passo rumo ao desenvolvimento do seu potencial e concretização dos seus desejos”, declarou.

A assessora falou que, com esse novo projeto, a Guarda está dando a sua parcela de contribuição incentivando e apoiando os idosos no que for preciso. “O fato dos idosos estarem planejando novos rumos e novos caminhos, já o fazem sentirem-se atuantes”, analisa Elaine.

Para o diretor do departamento jurídico da Guarda, Ronaldo Linhares, o projeto “Guarda Sênior” tem como finalidade aproveitar as potencialidades e habilidades do idoso para atividade regular, viabilizando formas alternativas de participação, através do trabalho. “O convívio capaz de proporcionar sua integração com as demais gerações, seguindo diretrizes previstas no estatuto do idoso”, acrescentou.