A Guarda Municipal de Macaé recebeu a visita de representantes da GM da cidade do Rio de Janeiro essa semana. O grupo fez o reconhecimento do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, onde será realizado o XVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, entre os dias 20 e 22. A guarda do Rio participará da II Feira Nacional de Segurança Pública (Fensasen/Expogm) - evento paralelo ao congresso – apresentando projetos desenvolvidos, equipe e viaturas utilizados pela corporação.
O Congresso é o mais importante e representativo acontecimento do setor, e visa fortalecer o intercâmbio e o aperfeiçoamento legislativo dessas instituições municipais de segurança pública. O evento vai discutir ações interestaduais e intermunicipais de cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de programas de gestão da segurança municipal. Paralelo ao congresso, além da Fensasen, será realizado o Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal.
De acordo com a organização do evento, cerca de duas mil pessoas de 200 municípios irão participar do Congresso Nacional.
- Durante o evento teremos três atividades paralelas: o 1º Circuito Ecológico das Guardas Municipais, no Parque Atalaia, o 1º Torneio Nacional de Karatê das GMs, no Macaé Centro e a 1ª Prova Nacional de Corrida Rústica. A Guarda Municipal de Macaé estará apresentando seus projetos, como a Guarda Sênior e Mirim, e várias GMs do país estarão representadas no Congresso, como é o caso da guarda do Rio - destacou Ronaldo Linhares, diretor do departamento jurídico da Guarda Municipal e coordenador do comitê de organização do congresso.
O Inspetor geral da Guarda Municipal do Rio, Fábio Montenegro, esteve no Macaé Centro reconhecendo o local onde será montado o estande da corporação na Fenasen.
-A GM do Rio tem um efetivo de 5,2 mil homens e estaremos trazendo viaturas, equipe e apresentando os programas desenvolvidos. A guarda possui um grupamento de cães, com 49 animais das raças pastor alemão e labrador. Esse grupamento realiza patrulhamento e desenvolve o Projeto de Cinoterapia utilizando cães no tratamento de idosos. Durante a feira faremos uma apresentação – um show dog – com quatro cães da GM do Rio – disse Fábio Montenegro.