A Guarda Municipal de Macaé, em conjunto com a Polícia Militar, organizou um forte esquema de segurança com o objetivo de proporcionar total tranqüilidade aos visitantes e população em geral durante a festa de réveillon. Este ano, o esquema vai funcionar em duas etapas: a primeira, chamada de pré-réveillon, começa no dia 30. A segunda, no dia 31, é a do reveillon propriamente dito.
Na primeira etapa estarão envolvidos, no esquema de trânsito, 30 agentes e funcionários do reboque com viaturas e motos. Já na parte ostensiva, 40 homens com cinco viaturas vão patrulhar a orla dos Cavaleiros.
Na segunda etapa do esquema, ou seja, para o dia 31, 120 homens trabalharão na organização do trânsito. A Guarda orienta a população para evitar ir de carro para a orla. Os motoristas não devem estacionar os veículos em frente às garagens ou em filas duplas, pois correm risco de ter seus carros rebocados.
Já o 32º Batalhão de Polícia Militar disponibilizou 100 homens trabalhando no dia 30 e 160 no dia 31, incluindo pessoal do trânsito e de apoio aos shows.
– Peço à população que vá se divertir e evite o excesso de bebidas alcoólicas. No dia 31 procure evitar chegar muito tarde ao local, porque as ruas serão fechadas gradativamente, ou seja, à medida que elas forem sendo ocupadas, serão fechadas – diz Antonio Franco, presidente da Guarda Municipal.
Em relação aos ambulantes, ele informa que aqueles que trabalharem circulando na areia durante todo o dia ou mesmo à noite, não terão problemas. Porém, Antonio Franco acrescenta que não será permitida a presença de ambulantes estacionados nas calçadas e nos demais locais.
– Estaremos com um grande efetivo destinado a reprimir os ambulantes. Teremos uma equipe durante o dia e outra à noite para evitar esse tipo de atividade, que muitas das vezes só ocupam as calçadas, criando dificuldades para as pessoas circularem com tranqüilidade – finaliza.