logo

Guarda Municipal entrega doações para entidades beneficentes

02/08/2007 15:09:33 - Jornalista: Equipe Secom

Equipe da Guarda Municipal de Macaé, por meio da Guarda Sênior, fez a entrega donativos arrecadados na Festa Junina realizada na Guarda Municipal para entidades beneficentes do município. A visita às entidades aconteceu semana passada, quando foram entregues cestas básicas, material de limpeza, fraldas geriátricas e roupas à Liga Beneficente São João Batista (Casa do Idoso), Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus, Lar São Francisco de Assis e comunidade do Botofogo.

Para o diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, doação é apenas mais uma maneira de ajudar os idosos, mas não a única.

– As doações são importantes e é sempre bom estar colaborando para o bem estar do outro. Mas nós queremos também a integração dos guardas seniores com os idosos, para que possam interagir. É muito importante para quem está internado receber atenção e cuidados. Ter alguém que se preocupe com eles reacende a esperança e a alegria de viver – comenta Antônio Franco.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, cita a alegria dos idosos como retribuição do esforço dos agentes da Guarda na arrecadação dos donativos.

– É muito gratificante ver o sorriso de cada um ao receber uma pequena contribuição. Quero agradecer a todos que ajudaram na festa, tornado-a um sucesso, possibilitando a ajuda às entidades uma realidade – frisa Elaine.

Entidades – A Liga Beneficente São João Batista de Macaé é uma instituição de assistência social filantrópica, criada em 1923. Atualmente é mantedora da Casa do Idoso, que foi fundada em 1945 para abrigar os idosos necessitados de Macaé. Atualmente, a Casa do Idoso possui cerca de 90 internos.

A coordenadora da Liga Beneficente, Margarida Vieira da Silveira falou da satisfação com as doações. “Precisamos demais da contribuição de toda a sociedade. Somos muitos e temos dificuldades de nos mantermos. As doações complementam o que necessitamos. É um gesto de solidariedade da Guarda que vamos sempre lembrar”, frisa.

O Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus também recebeu doações. A instituição tem sete anos. São 25 internos e, segundo o gestor Roberto Pomper Mayer de Souza, a casa passa por obras para abrigar mais 40 idosos.

– A colaboração da sociedade é muito importante para que possamos dar prosseguimento ao nosso trabalho. A iniciativa da Guarda Municipal através das doações e da visita dos guardas seniores muito nos alegra – diz Pomper.

O Lar São Francisco de Assis, que acolhe portadores de HIV, também recebeu as doações da festa junina. São 19 internos. A administradora do Lar, irmã Gelma Dalmas, informa que o Lar acolhe portadores de HIV que não têm onde ficar. Eles são acompanhados pela rede municipal de saúde e o Programa Municipal DST/Aids, com apoio de assistente social, psicólogos e técnicos de enfermagem. No local existe uma fábrica de fraldas geriátricas que são vendidas para particulares e para o governo municipal.

– Ficamos muito felizes com as doações dos guardas seniores. Tudo que recebemos nos ajuda. Dou os parabéns aos guardas pela iniciativa de colaborar com quem precisa – finaliza irmã Gelma.