Foto: Guga Malheiros
A sede da Guarda funciona no bairro Botafogo
A Guarda Municipal de Macaé agora tem uma nova sede, no Bairro Botafogo. A inauguração, que aconteceu nesta quinta-feira (26), também marcou a entrega de uma frota de viaturas. A cerimônia foi realizada pelo prefeito, Dr. Aluízio, acompanhado pelo secretário municipal de Ordem Pública, Edmilson Jório, entre outras autoridades. O objetivo da construção do Pavilhão de Comando é atender às necessidades do grupamento e realizar as etapas de planejamento das ações desenvolvidas.
- A proposta é, além de uma estrutura física, uma composição humana para servir à população da melhor forma possível. Dessa forma, acredito que a Guarda Municipal vai mostrar o comprometimento que tem com a cidade -, destacou o prefeito.
O Pavilhão de Comando conta com uma área construída de 592 metros quarados, com oito salas, refeitório, sala de informática, banheiro feminino e masculino, copa, ampla circulação e recepção. É a repartição do quartel que aloja o comandante, o subcomandante e seus assessores diretos.
Até 2016, a GM vai contar com mais quatro pavilhões: O Administrativo, com almoxarifado, arquivo geral e sala de monitoração. O Pavilhão Logístico, com vestuário, alojamento, cozinha, refeitório e banheiros femininos e masculinos. A Sessão Técnica de Ensino, que será usada para a padronização da formação e reciclagem dos guardas, além do Departamento de Educação Física.
O evento contou com a presença de 150 guardas municipais, que participaram da etapa final das obras da sede. “Os servidores ajudaram a pintar o pavilhão, demonstrando carinho e dedicação em uma ação voluntária. Queremos oferecer melhores condições de trabalho com conforto e segurança”, disse Edmilson Jório.
Na ocasião, foram apresentadas ao grupamento seis novas viaturas e um caminhão com cesto aéreo instalado, que foi adequado para fazer a manutenção das 54 câmeras de vídeo monitoramento. A guarda recebeu do Ministério da Justiça, por meio do programa "Crack, é possível vencer", dois carros, duas motos, 50 armas de condutividade elétrica, 300 spray de pimenta e um microônibus com vinte câmeras e instalações para funcionar como centro de operações.
Na cerimônia, a família do ex-Guarda Municipal, Nilo Bocampagni, foi homenageada. Ele trabalhou mais de 20 anos na GM. Falecido há cinco anos, prestes a se aposentar, Nilo desempenhou sua função com orgulho até o último dia de vida. “Nós agradecemos pelo carinho e reconhecimento que a Guarda de Macaé demonstra por ele”, ressaltou a viúva Isaulina Hotz Mort.
A Guarda Municipal é uma Instituição paramilitar, que trabalha em contato direto com a população de Macaé, atuando na proteção dos bens públicos em geral, nas escolas, hospitais, praças, cemitérios, bairros e ruas. A Guarda Municipal possui um total efetivo de 793 funcionários.