logo

Guarda Municipal inicia preparação da segunda turma de Guardas Mirins

23/04/2007 15:19:23 - Jornalista: Cláudia Liese

Sessenta e sete adolescentes matriculados nas unidades escolares da rede pública municipal iniciaram esta semana o curso de Guarda Mirim. Foram convocados alguns excedentes da primeira turma e também vários que se inscreveram na Guarda Municipal, comprovados em risco social. O objetivo é retirar os adolescentes das ruas e preencher o tempo ocioso com atividades físicas e intelectuais. Todos recebem uma bolsa mensal.

O treinamento da segunda turma de adolescentes com idade entre 14 e 17 anos termina no final do mês de junho. Após o curso preparatório os jovens são encaminhados para vários setores da administração pública e entidades do município, onde trabalham em meio expediente até completar 18 anos.

O programa visa propiciar aos jovens adolescentes orientação, capacitação e acompanhamento através de uma metodologia adequada, para inserção no mercado de trabalho, bem como conciliar tal atividade com a educação formal. Ou seja, prepará-los e inseri-los no mercado de trabalho. Além de orientar o jovem para o enfrentamento das dificuldades na inserção no ambiente profissional, frisa Antônio Franco.

O diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco conversou com os novos alunos, contou sua infância de dificuldades e falou da importância do Projeto como gerador de oportunidades.
– A Guarda Mirim é um projeto de vida, aqui todos vão aprender a se respeitar e a respeitar o próximo. Nossa meta é criar oportunidades para os jovens e, ressalta Antônio Franco.

A coordenadora do Programa Guarda Mirim, Laila Bastos fala da expectativa de ajudar aos jovens.
– É uma tarefa gratificante, quando percebemos estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes que se encontram em situação de risco social, através da atuação junto a eles e seus familiares. As palestras e as atividades dos grupos de trabalho vão contribuir para o futuro processo de aceitação profissional, minimizando os preconceitos com relação à inserção desses jovens no mercado, analisou a coordenadora.

O curso tem duração de dois meses e se desenvolve em horários alternativos aos das escolas. As disciplinas são: Instruções Éticas e Disciplina, Civismo, Educação Física, Ordem Unida, Noções de Telecomunicação, Estatuto da Criança e do Adolescente e Primeiros Socorros. Durante o curso serão ministradas palestras educativas sobre violência e DST/Aids.

Camisa branca, gandola azul claro, calça azul marinho e sapato preto são as peças que vão compor o novo uniforme dos guardas mirins. A troca da farda é para diferenciá-los dos guardas municipais, evitando que os adolescentes sejam expostos a riscos.