logo

Guarda Municipal participa de capacitação sobre Legislação e Uso da Força

22/02/2016 18:19:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Intercâmbio de experiências marca curso promovido nesta segunda-feira

Os Guardas Municipais de Macaé participaram nesta segunda-feira (22), no paço, de uma capacitação sobre "Legislação sobre uso do cão na atividade policial", ministrada no período da manhã, e "Uso progressivo e diferenciado da força", à tarde. Os temas foram apresentados por guardas municipais de Petrópolis (RJ). O objetivo é possibilitar uma capacitação contínua dos agentes de segurança.

O Secretário de Ordem Pública, Luiz Monteiro, explica que o evento faz parte de um calendário de capacitações já traçado pela Coordenação de Operações Especiais da Guarda Municipal, responsável pelo Grupo de Apoio Operacional (GAOP) e do Canil.

- É importante que o agente de segurança tenha noções da legislação atual para que possa atuar e tomar medidas em sua rotina de trabalho e esteja principalmente amparado pela lei - pontuou.

O guarda municipal de Petrópolis, Vinícius Carvalho, apresentou o tema "Legislação sobre uso do cão na atividade policial" e explicou que é importante o agente de segurança conhecer as leis.

- Apresentei sobre a atribuição dos guardas municipais, Constituição Federal e sobre a Lei 13.022 de 8 de agosto de 2014, identidade da Guarda Municipal e Legislação aplicada na utilização de cães nas operações - explicou.

Já Evandro Marcolino, que apresentou o "Uso progressivo e diferenciado da força", detalha que o objetivo foi mostrar para os guardas municipais ferramentas para serem utilizadas nas operações, como diálogo, defesa pessoal, spray de pimenta, spark, arma de fogo, aliando todos esses procedimentos com o cão policial.

A capacitação foi coordenada pelos guardas municipais João Henrique Ribeiro e Rafael Botero Pires.