Hoje, é crescente o número de funcionários com problemas ocasionados pelo estresse. De natureza de ordem física são observados problemas posturais, lesões por esforço repetitivo, hipertensão, de ordem circulatória e outros. Pensando nisso, a Guarda Municipal de Macaé está promovendo ginástica laboral entre seus funcionários e comunidade em geral. Os exercícios acontecem, diariamente, das 08h15 às 08h30, na sede da corporação.
Preocupada com a prevenção destes males é que a Guarda Municipal vem desenvolvendo este tipo de trabalho junto a seus agentes, através do instrutor e GM Cláudio Souza. Este tipo de ginástica preparatória, realizada antes da jornada de trabalho, visa, segundo pesquisas, diminuir as tensões nos músculos, propiciando relaxamento, melhora da coordenação motora, prevenir lesões, preparar os trabalhadores, no caso a guarda, para o seu tipo de trabalho e melhorar a circulação.
A ginástica laboral ameniza as lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), promove saúde, melhora o relacionamento interpessoal, apenas com simples aquecimento muscular. Os exercícios deixam o funcionário pronto para o trabalho, eliminando as tensões, fortalecendo e estendendo seu grupamento muscular -, explica Cláudio Souza.
Além da ginástica laboral, a Guarda oferece à população em geral o projeto “Ginática para Todos”, desenvolvido as segundas, quartas e sextas-feiras, de 8h30 às 9h30, visando melhoria da qualidade de vida, diminuir a fadiga e promover a sociabilização. As pessoas interessadas em participar do projeto devem comparecer a Guarda Municipal no período das atividades, munido de atestado médico, afirmando estar apta a praticar exercícios físicos, e comprovante de residência.
Outro trabalho importante desenvolvido pela Guarda Municipal, proposto pelo presidente da corporação, Antônio Franco, é estreitar os laços entre a corporação e comunidade macaense.