A Guarda Municipal de Macaé está se preparando ativamente para o desfile cívico-militar, em comemoração aos 192 anos de emancipação político-administrativa do município. Segundo o presidente, Antônio Franco, cerca de 400 homens, além de diversas viaturas e motos vão estar passando pela avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha) abrilhantando a festa.
De acordo com ele, o dispositivo para o desfile será constituído por dois grupamentos: um a pé - formado pela Banda Marcial, Guarda Bandeira, componentes da nova diretoria e cinco pelotões, entre eles o da Guarda Mirim com seus 82 adolescentes, formado por 43 meninos e 39 meninas - e outro motorizado, composto por 12 viaturas e quatros motos.
Antes do início do desfile, o Grupamento Especial de Rapel Tático fará uma exibição para o público, em descida vertical, utilizando técnicas de salvamento e resgate. Com isso, a corporação está ampliando sua área operacional dentro do município, atingindo sua finalidade pública, ou seja, prestar o melhor serviço à população.
A Guarda Municipal é uma instituição que trabalha em contato direto com a população do município, atuando na proteção dos bens públicos em geral, como escolas, hospitais e praças. Tem como objetivo a busca pelo interesse da cidadania, visando o bem estar da coletividade. “É uma instituição para o munícipe e pelos munícipes, ou seja, é um grande bem do povo, pois, o respeita e é por ele respeitado”, finaliza.