Foto: Maurício Porão
Todos os condutores recebem treinamento adequado para aprender a conduzir os cães
A Guarda Municipal utiliza cães como forte aliados para auxiliar nas rondas diárias realizadas na cidade. Eles são utilizados pelos agentes em ações de intervenção, detecção de drogas e também podem auxiliar em buscas e resgates de pessoas em operações das Polícias Federal e Militar.
O canil da Guarda Municipal foi criado em 2008 e de acordo com o coordenador Jornanes de Souza, estão em atuação atualmente quatro cães. Três são da raça pastor belga Malinois e um Golden Retriever, que atua em apresentações nas escolas da cidade, pelo fato de ser um animal dócil e que atrai a atenção das crianças.
Já os outros cães são utilizados para o trabalho de intervenção e detecção de drogas. Eles atuam em operações realizadas pela Polícias Federal e Militar.
- Os cães já foram usados em operações realizadas pela Polícia Federal no Aeroporto de Macaé e são utilizados em rondas com os agentes da Guarda Municipal no calçadão da Avenida Rui Barbosa, orla da Praia dos Cavaleiros e Imbetiba - informou.
Ele destacou ainda que o canil da Guarda Municipal conta com 15 pessoas entre veterinário, responsável técnico, condutores e tratadores e é de responsabilidade da Coordenadoria Operacional com Cães (COC).
O adestrador e instrutor da Guarda Municipal, Paulo Gil, explica que todos os cães são machos e atuam em média até os oito anos de vida. Depois desse período, o cão é doado para o agente que tem mais afinidade com o animal.
- O cão poderá ser treinado a partir dos seis meses de vida. Todos os condutores recebem treinamento adequado para aprender a conduzir o animal nas operações e como higienizar o canil. Depois que participam das aulas teóricas, eles terão a vivência prática operacional - explica.
Ele assinala ainda que as rondas são sempre realizadas por dois agentes da Guarda Municipal e um cão. O treinamento é diário e a intenção, segundo o instrutor, é trabalhar de forma preventiva.
Já no caso do cão Golden Retriever, utilizado em apresentações nas escolas da cidade, é necessário solicitar a sua participação pelos telefones: 2796-1156 e 2796-1302.
Encontro e palestra - Agentes da Guarda Municipal estarão representando o município de Macaé, no Segundo Encontro K9, na cidade de Teresópolis, nos dias 23 e 24 de maio, com dois cães que são usados para intervenção e detecção de drogas. O evento está sendo organizado pela Guarda Municipal de Teresópolis e tem o objetivo principal de reunir cães farejadores do estado e premiar os melhores.
Já nos dias 30 e 31 de maio, o instrutor Paulo Gil e mais cinco agentes da Guarda Municipal participam de uma palestra que será apresentada na cidade de Bragança Paulista, São Paulo, pelo especialista e adestrador belga, Bart Bellon.