Para ajudar a preservar a segurança das vias públicas do município, evitando a proliferação de doenças, acidentes de trânsito, a Guarda Municipal de Macaé conta com o serviço de apreensão de animais. De acordo com o diretor do DOPESPI (Departamento de Operações Especiais e Inspetorias), Luis Jorge Ramalho, o serviço conta com uma estrutura de quatro funcionários e um veículo devidamente adaptado para apreensão. “Os animais apreendidos são levados para o depósito público”, informou.
Segundo Elaine Chança, assessora do departamento, o trabalho é executado todos os dias, inclusive nos finais de semana, em qualquer horário. “A pessoa liga para o departamento solicitando a apreensão e a guarda disponibiliza a equipe para realizá-la”, disse.
Caso alguém perceba um animal solto na rua colocando em risco a vida de motoristas e pedestres, ligue para o DOPESPI – Departamento de Operações Especiais e Inspetorias da Guarda Municipal – no telefone (22) 2773-0421.
O Departamento se destaca em outras atividades. Em conjunto com outras forças de segurança pública, atua em áreas no fluxo urbano de maior intensidade e que são mais sensíveis a delitos; preventivamente, em situações de emergência e nos casos de violência urbana; em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, principalmente, na inspeção de reintegração de posse de áreas invadidas; a fiscalização de posturas em conjunto com a secretaria municipal de Fazenda, na fiscalização do comércio ambulante.
A Guarda Municipal como autarquia com autonomia técnica, é responsável pela execução da política da segurança do patrimônio municipal, levando em consideração a preservação do meio ambiente, a promoção do equilíbrio ecológico e a melhoria da qualidade da vida da população.