logo

Guarda Sênior começa a ser implementada

23/11/2005 17:45:08 - Jornalista: Sérgio Lopes

Depois de criar um projeto voltado para os adolescentes, a Guarda de Macaé vai atender agora às pessoas da terceira idade. O presidente da corporação, Antônio Franco, criou o projeto Guarda Sênior. A instituição abriu nesta quarta-feira, dia 23, na quadra do Ypiranga Futebol Clube, as inscrições para o preenchimento de vagas, visando à implantação do projeto. Até o momento, cerca de 50 idosos já se inscreveram.

O programa é direcionado, exclusivamente, para os idosos aposentados e com boas condições físicas para o trabalho. "Assim como foi criada a Guarda Mirim, com 80 crianças, vamos implantar a Guarda Sênior que vai ter, inicialmente, um efetivo de 100 aposentados, podendo o número ser aumentado de acordo com as nossas possibilidades", informou Franco.

O projeto está sendo implantado com o apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso e será levado a todas as comunidades dos bairros. A partir da próxima segunda-feira, dia 28, vai estar na região serrana de Macaé. "Vamos valorizar o homem que está pronto para ensinar, para ajudar, e que, nesse momento da vida, costuma ser considerado inútil", disse o presidente da Guarda.

A professora aposentada Marli de Souza Adolfo Reduzindo, 62 anos; Luci Carvalho de Souza, 60 anos e Oswaldo Gomes, 66 anos, são algumas das pessoas que podem fazer parte do programa. "Essa iniciativa da Guarda em criar esse projeto é muito bonita. Vim me escrever pensando no meu bem-estar e conseqüentemente numa qualidade de vida melhor", disse a professora.

"Acho esse programa a melhor coisa que fizeram para os idosos do município. Eu estou sempre com disposição para trabalhar, mas, hoje a vida está muito difícil. Com esse projeto vou melhorar um pouquinho a minha vida", falou Luci.

O senhor Oswaldo Gomes veio do município de Carapebus se inscrever no programa. Segundo ele, um projeto como esse deveria ser copiado por todas as guardas municipais. “Os idosos que optarem por continuar exercendo uma atividade estarão dando mais um passo rumo ao desenvolvimento do seu potencial e concretização dos seus desejos”, declarou.

A coordenadora do projeto, Elaine Chança, falou que com esse programa a Guarda está dando a sua parcela de contribuição incentivando e apoiando os idosos no que for preciso. “O fato dos idosos estarem planejando novos rumos e novos caminhos, já o fazem sentirem-se atuantes. Levaremos em conta tanto o local de trabalho quanto o prazer que os mesmos lhes proporcionarão. Sabemos que não é só com trabalho em si que se alcança qualidade de vida, principalmente na terceira idade”, ressaltou.

Segundo Antônio Franco, os inscritos vão fazer baterias de testes de aptidão, porque terão de apresentar condições mínimas para a função. O Guarda Sênior vai atuar na entrada e saída das escolas e nas praças, enquanto os guardas mais jovens estarão empenhados em atividades que exijam maior vigor físico. Ele acrescentou que tanto o plano de cargos quanto o projeto do Guarda Sênior deverão passar pela Câmara de Vereadores e, após a aprovação, seguirão para sanção do prefeito Riverton Mussi.