logo

Guarda Sênior participa de atividade no Sesi

20/12/2024 16:06:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Integrantes da Guarda Sênior participaram de atividades do Programa Mais Longevidade

Integrantes da Guarda Sênior da Secretaria de Ordem Pública participaram, na manhã desta sexta-feira (20), de atividades promovidas pelo Programa + Longevidade do Sistema Firjan/Sesi.

A Analista Comercial do Sesi, Ana Cláudia Sabino, explica que sempre realiza atividades em parceria com a Prefeitura.

"Nós convidamos os integrantes da Guarda Sênior para conhecer como funciona o programa do Sesi, que tem como finalidade promover atividades físicas, emocionais e socialização para as pessoas com mais de 50 anos de idade", explicou.

Ela acrescentou ainda que essa é a primeira vez que a Guarda Sênior participa. No entanto, toda a população está convidada a conhecer e participar das atividades oferecidas pelo programa.

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, se países de baixa e média renda investirem US$ 1 por pessoa, ao ano, na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, cerca de sete milhões de mortes poderiam ser evitadas até 2030.

O representante da coordenadoria dos Programas Sociais da Guarda Municipal, Agnaldo da Silva, conta que trouxe o grupo para conhecer o espaço do Sesi, bem como suas atividades.

"A Guarda Sênior já realizou várias atividades com eles ao longo do ano e desta vez, eles participaram de um alongamento, dinâmicas, dança e atividades recreativas", disse.

A Guarda Sênior, Maria José Oliveira, de 72 anos, conta que participa do programa há dois anos. "A minha vida melhorou muito depois que comecei a participar do programa. Trabalho na OAB, me divirto e tenho muitos amigos", contou.

Outro participante, Vilmar Ribeiro, de 81 anos, já está na Guarda Sênior há 10 anos. "Acho uma maravilha e todas as vezes que tenho atividades participo. Gosto muito", disse, acrescentando que atualmente trabalha no Programa de Saúde Mental do município.

Guarda Sênior

O Programa Guarda Sênior foi implantado com apoio do Núcleo de Proteção ao idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo. Eles atuam orientando a população em prédios da Prefeitura, em locais como praças e escolas municipais. Atualmente participam 295 idosos.


Fotos Relacionadas