logo

Guardas de Macaé concluem curso pioneiro entre as Guardas Municipais

24/03/2008 11:34:57 - Jornalista: Cláudia Liese

Participação intensa, concentração, muitas perguntas, sugestões valiosas e muitos exercícios físicos. Assim foi o curso Tático de Abordagem e Imobilização oferecido pela Guarda Municipal de Macaé aos guardas que atuam nas ruas do município.

Durante a semana (17 a 20) 60 agentes da Guarda participaram do curso realizado por 11 instrutores, da Academia de Polícia Civil Sylvio Terra, que fazem parte da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro – Acadepol. As aulas práticas aconteceram no Forte Marechal Hermes e no quartel da Guarda. A Guarda de Macaé é pioneira na realização do curso tático da Acadepol.

Os agentes treinaram abordagem de pessoas, veículos, aulas de tiro, defesa pessoal, primeiros socorros, direção defensiva e ofensiva, operações aéreas marítimas, rapel, noções de explosivos e participaram de preparação física rigorosa.

O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, observa que a Corporação está sempre disposta a oferecer cursos para os GMs macaenses. “É fundamental para os agentes realizem treinamentos constantes, atualização e reciclagens. Macaé é hoje uma cidade de médio porte, com as mazelas pertinentes a elas, e precisa ter pessoas bem preparadas cuidando da segurança. É bom lembrar que este curso só foi possível porque o prefeito Riverton Mussi está com excelente entendimento com o governo estadual, realizando diversas parcerias”, informa Antônio Franco.

O assessor de Assuntos Internos da Guarda Municipal, Luiz Cláudio de Carvalho, que acompanhou todo o treinamento dos agentes, disse que o objetivo do curso é capacitar agentes da Guarda para uma melhor prestação de serviço. “Propiciando a atuação de guardas eficazes e que sabem o que fazer quando das mais diversas ocorrências do dia-a-dia nas ruas”, afirma Luiz Cláudio.

O coordenador de cursos da Guarda Municipal de Macaé, Luiz Carlos Seixas falou sobre a importância da experiência nos agentes.

- Os guardas que trabalham nas ruas precisam de técnicas para imobilizar, conter e neutralizar a ação de agressores, suspeitos e criminosos durante as diversas atividades que desenvolvem. Com a realização deste curso, a Corporação está com guardas mais experientes para ajudar a população, frisa Seixas.

O inspetor da Polícia Civil e coordenador do curso, José Dias de Moraes explicou que o Curso Tático é um curso de sobrevivência do policial nas ruas. Ele alertou sobre o alto índice de desistência nos cursos.

- Os guardas realizaram curso que vai garantir que atuem com mais seguranças nas ruas. O curso é forte, com diversas atividades físicas e muitos desistem porque não suportam e outros não conseguem os índices mínimos durante os treinamentos. Como é muito puxado, muitos deles ficam no meio do caminho. Quero lembrar que a Guarda de Macaé é pioneira entre todas as Guardas na realização deste curso, o que mostra que o governo municipal está atento para a segurança da população, conclui Moraes.