Foto: Ana Chaffin
Encenação da Paixão de Cristo será o destaque do feriadão em Macaé
Os milhares de fiéis que todo ano se reúnem para celebrar a Paixão de Cristo na Semana Santa poderão participar com tranquilidade pelas ruas de Macaé das procissões e dos demais eventos religiosos e culturais pela data. Vinte guardas municipais e agentes de trânsito estarão acompanhando os trajetos todos os dias, fechando as vias necessárias para a passagem dos fiéis, nos diferentes pontos da cidade, com apoio de policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), garantindo assim a segurança e mobilidade no tráfego de veículos e pedestres.
As atrações da Semana Santa continuam nesta quarta-feira (27) até domingo de Páscoa (31) para que a população possa assistir às atrações religiosas, esportivas, ecumênicas de corais e bandas e a tradicional Paixão de Cristo, que este ano terá o espetáculo “O Drama da Salvação”, dentro da programação da Fundação Macaé de Cultura, no Parque da Cidade.
Os guardas e agentes estarão de prontidão durante a Procissão do Encontro, nesta quarta-feira, a partir das 18h, com as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, simbolizando o encontro entre a mãe e o filho de Deus.
O trajeto será o seguinte: saída da Avenida Duque de Caxias, passando pelas ruas Fábio Franco, Manoel Joaquim Reis, Vereador Manoel Braga e seguindo pela Rua São João. No retorno até a Paróquia São João Batista, a Procissão do Encontro sairá da Rua Alcides Vieira, passará pela Waldemiro Bitencourt, Avenida Amaral Peixoto, ruas Manoel Joaquim Reis, Vereador Manoel Braga e São João.
De quinta-feira (28) a domingo (31), o plano de segurança do município para a Semana Santa estará em ação no Parque da Cidade e imediações, com guardas e agentes de trânsito, também a partir das 18h, atuando com auxílio de uma viatura. A determinação da Secretaria de Mobilidade Urbana é fazer respeitar a legislação, principalmente nos casos de estacionamento irregular, com o objetivo de priorizar a fluidez do trânsito no local durante os eventos.
O mesmo esquema de segurança será montado na sexta-feira (29), às 18h, durante a Procissão do Senhor Morto, cujo trajeto sairá da Igreja de Sant'Anna, passando pelas seguintes ruas: Ladeira Waldemiro Bitencourt, ruas de Sant'Anna, Jota Kopp, Tenente-coronel Amado, Teixeira de Gouveia, avenidas Papa João 23 e Rui Barbosa, passando ainda pela Praça Veríssimo de Melo, ruas Silva Jardim, Visconde de Quissamã e Doutor Télio Barreto, de volta à Igreja de Sant'Anna.
Páscoa significa o fim da Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas, momento em que os fiéis se preparam, com jejum e privações voluntárias, mostrando o sofrimento que Jesus vivenciou até o domingo de Páscoa, 40 dias depois do Carnaval, quando ressuscitou.
Ônibus – Durante os eventos, a população também contará com linha especial de ônibus urbano. A empresa do Sistema Integrado de Transporte colocará uma linha direta saindo do Terminal Central para o Parque da Cidade, nos horários das apresentações, entre 20h e 22h30, de quinta-feira a domingo. O serviço funcionará na ida e volta e, de acordo com a demanda, a empresa vai liberar mais ônibus para melhor atender os usuários, já que no Parque da Cidade os eventos pela data também acontecerão durante o dia, como a Feira de Artesanato.
Veja a programação da Semana Santa.