Com o intuito de garantir a proteção dos usuários de transporte coletivo de Macaé, a prefeitura instituiu medidas para que a viagem comece segura desde os pontos de ônibus, levando em conta que o bem estar da população é prioridade no governo de Dr. Aluízio. Guardas municipais estão de prontidão nos pontos de ônibus que concentram grande movimento de pessoas, entre às 17h30 e 22h, de segunda a sexta-feira.
Os guardas estão em viaturas nos pontos da Praça Veríssimo de Mello, em frente à Igreja São João Batista, e na avenida Presidente Sodré (conhecida rua da Praia), ambos no Centro da cidade. A presença dos guardas municipais inibe a ação de bandidos e faz com que os usuários sintam-se mais seguros nos pontos, principalmente após o horário de funcionamento do comércio, quando as lojas estão fechadas e as ruas ficam mais vazias.
A Guarda Municipal é vinculada à Secretaria de Ordem Pública e também atua em parceria com a Polícia Militar por meio do acionamento da chamada 190 em casos de necessidade. Desde o início do mês, a população também conta com os serviços das Bases Operacionais da Guarda que funcionam nos Cavaleiros, Aeroporto, Imbetiba, Lagomar, Terminal Central, Visconde de Araújo, Praça Washington Luiz e no distrito de Glicério, região serrana do município.
O objetivo é fazer com que a população saiba que pode contar com o trabalho dos guardas municipais que atuam dentro das comunidades, mantendo a relação de proximidade com os moradores que podem denunciar ou sugerir ações.