Cerca de 25 agentes do Departamento de Operações Especiais e Inspetorias (DOPESPI) da Guarda Municipal de Macaé participaram no dia 14 deste mês, do Curso de Defesa Química, Biológica e Nuclear promovido pela 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Escola – Forte Marechal Hermes.
Segundo a assessora especial do Departamento, Elaine Chança, o curso teve grande importância para o grupamento, porque os guardas tiveram exata noção de como atuar no controle de manifestações civis.
Durante as aulas – que teve duração de cinco horas – os agentes receberam noções básicas de controle de motim, fazendo uso de bombas de efeito moral como gás lacrimogênio e outros.
A GM Luciana – gerente do Dopespi – participou do curso e disse que foi fundamental para sua preparação profissional, em razão de ter recebido instruções de como atuar em um ambiente confinado. As instruções foram passadas por uma equipe especializada do Forte Marechal Hermes que, durante as aulas, simularam uma situação de conflito, na qual demonstraram as técnicas de como agir diante de um fato real.
De acordo com Elaine, essa é mais uma conquista da Guarda Municipal para a qualificação profissional dos agentes no intuito de melhor atender a população. “Vale lembrar que nestes setes meses de gestão, a nova diretoria já patrocinou quatro cursos de especialização como, por exemplo, o de Controle Tático, Paraquedismo, Descida de Rapel e este último de Defesa Química”, informou. Ela acrescenta que na próxima sexta-feira, dia 29, durante o desfile em comemoração ao aniversário da cidade, o grupamento fará uma demonstração de descida de rapel para a população.