logo

Guardas municipais recebem certificados do Curso de Formação de Instrutores

08/04/2025 14:05:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (8) na Cidade Universitária.

Os agentes do Grupamento de Apoio Operacional (GAOP) e Centro de Treinamento Tático Operacional (CTTO), da Secretaria de Ordem Pública, receberam, nesta terça-feira (8), os certificados do Curso de Formação de Instrutores. A capacitação foi promovida pela Coordenadoria de Ensino da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria Executiva de Ensino Superior. O evento, na Cidade Universitária, contou com a participação do vice-prefeito, Fabiano Paschoal.



“É muito importante contar com essa capacitação de todos vocês, servidores públicos que poderão aplicar os conhecimentos recebidos em melhorias para a população. Ninguém faz nada sozinho, portanto, juntos podemos fazer a diferença e promover um legado para a segurança pública do nosso município”, frisou o vice-prefeito.



O Curso de Formação de Instrutores durou dois meses e teve um total de 80h/aula com matérias sobre técnicas em docência e ensino a adultos. A proposta, segundo o coordenador de Ensino da Secretaria de Ordem Pública, Jeferson Vieira, foi transmitir as práticas educacionais por meio de uma visão humanizada na transmissão do conhecimento.


“Somos uma força de segurança de aproximação, ou seja, nosso compromisso é comunitário. Todos os agentes já possuíam o conhecimento técnico e a ideia foi trazer uma base pedagógica para que eles sejam multiplicadores desse aprendizado”, pontuou Jeferson.



A secretária Executiva de Ensino Superior, Isa Vicente, falou sobre a importância da parceria.


“Nossa secretaria tem a satisfação de poder colaborar com esse projeto pedagógico que chegará como serviço à população. A ideia é que esse olhar da educação possa somar com as forças de segurança”, disse a secretária.



Há 25 anos como guarda municipal, o agente Anderson Justino, 26 anos, afirmou que a capacitação é fundamental.


“Com a oportunidade, a instituição e os servidores podem evoluir, assim, continuarmos como referência para a comunidade”, ressaltou Anderson.