logo

Guardas Seniores recebem atendimento bucal

27/02/2007 15:54:53 - Jornalista: Cláudia Liese - Guarda Municipal

Os cem guardas seniores da Guarda Municipal de Macaé (GM) recebem tratamento bucal na sede da corporação. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (26) e prosseguem até os agentes acabarem o tratamento. Segundo o presidente da GM, Antônio Franco, a intenção é proporcionar o melhor para todos.

- A intenção é levar uma parcela de benefícios aos munícipes, principalmente, aos que trabalham conosco. Estamos agradecidos à secretaria de Saúde, através do Programa Saúde Bucal que possibilitou a vinda do Expresso da Saúde – reformado na gestão do prefeito Riverton Mussi - para atendermos aos guardas seniores. Estamos prontos a tratar a todos com atenção. Hoje, tratamos da saúde bucal. Amanhã, do físico em geral. Se não pudermos fazer tudo, faremos um pouco, mas faremos -, afirma Antônio Franco.

Conforme ele, os guardas seniores têm idade igual ou superior a 60 anos. Trabalham em praças e escolas, prestando informações, protegendo o patrimônio público e auxiliando os estudantes no horário de entrada e saída dos estabelecimentos de ensino.

Já a coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, explica que uma vez por mês os agentes participam de uma atividade (palestra, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias e olimpíadas). Chança esclarece que o atendimento bucal aos idosos é continuidade da palestra “Envelhecer Sorrindo”, proferida no final do ano passado.

- Todas as atividades realizadas mensalmente são escolhidas pelos guardas seniores. Entre elas a de saúde bucal, quando foram passados aos agentes os cuidados que devem ter. Agora, trazemos o Expresso da Saúde para que possam cuidar dos dentes.

Desempenho da Guarda sênior agrada sociedade

Na oportunidade, Elaine destaca a importância do guarda sênior para Macaé e a satisfação que a sociedade demonstra com a atuação dos mesmos. “Estamos satisfeitos com o desempenho dos guardas seniores. A população elogia a maneira como se portam e o conhecimento que têm de Macaé. O prefeito Riverton Mussi e o presidente da Guarda Municipal se mostram satisfeitos com os trabalhos que elevam a auto-estima e geram aumento da qualidade de vida dos guardas”, afirma.

Chança lembra que os guardas não tinham tempo de irem ao dentista, mas, hoje, ao fazerem parte do Programa Social Guarda Sênior contam com pessoas que se preocupam com eles nos aspectos, físico, psicológico e bucal. “Os guardas seniores precisam estar felizes e fazemos o possível para que eles fiquem bem”, conclui.

Para o guarda sênior Nilo Teixeira Bastos, 75 anos, o atendimento é de primeira qualidade. “Estou satisfeito com o prefeito Riverton e com a Guarda Municipal que nos ajudam bastante. Antes, ficávamos em casa sem perspectivas, mas hoje, nos sentimos úteis, pois fazemos parte da sociedade ativa novamente”, finaliza Nilo.