logo

Guardas Seniores retornam às atividades presenciais

14/02/2022 16:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Agentes atuam de segunda a sexta, em dois turnos

O programa Guarda Sênior retornou às atividades presenciais, com a atuação de 313 integrantes nas repartições públicas como sede da Prefeitura, Centro Administrativo Luiz Osório, Polícia Federal e Fórum de Macaé. A volta foi marcada por alegria e ansiedade dos que ficaram temporariamente longe das funções. Os agentes atuam de segunda a sexta-feira, em dois turnos: 7h às 12h e 12h às 17h.

Para reforçar a prevenção da saúde dos participantes, a coordenação de Programas Sociais da Guarda Municipal distribuiu informes online sobre a importância dos protocolos sanitários e as recomendações sobre o que é necessário evitar (como compartilhar objetos pessoais) e o que é aconselhável (higienização frequente das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel e próprias garrafas de água). Antes da volta ao trabalho, no mês de dezembro foi realizado um recadastramento para levantar informações do estado físico e mental dos participantes.

Além de retornar a todo vapor, a coordenação de Programas Sociais da Guarda Municipal já definiu atividades voltadas para integração, saúde, bem-estar e qualidade de vida. Para isso, o Secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, e a coordenadora de Programas Sociais da Guarda Municipal, Vanessa Lima, traçaram programações específicas.

Ainda neste mês de fevereiro será realizada a live "Folia de Carnaval da Guarda Sênior". Já no dia 10 de março vai acontecer o evento "Café da Manhã da Saúde", às 7h30, na praia da Imbetiba. A ocasião será marcada por atividades físicas, café da manhã e dinâmicas.

Ansiedade pela volta

No Centro Administrativo Luiz Osório, o primeiro dia do retorno contou com um sorriso farto dos integrantes Luiana Barbara de Oliveira Gomes, 64 anos; Liodália Correia, 68; e Valdeli Inácio, 77 anos.

"Sou Guarda Sênior há quatro anos e me sinto muito feliz trabalhando aqui. Saio de casa com prazer. Estava ansiosa por voltar", conta. Da mesma opinião é Lia Correia. "O programa ajuda na nossa autoestima. Conhecemos muitas pessoas, trabalhamos de forma leve e alegre", observa.

Já Valdeli Inácio garante que fazer parte da Guarda Sênior tem uma sensação diferente. "Cumprimos nossa tarefa com prazer. Esse retorno está sendo maravilhoso. Já estou há oito anos atuando e me orgulho do que faço", conta.

Alan Oliveira confirma que este momento foi muito aguardado."Este retorno está sendo contagiante. Além deles poderem contribuir com os serviços públicos, os guardas seniores estão servindo a sociedade. O programa tem cunho social e consegue valorizar e resgatar a autoestima dos integrantes", ressalta.

Vanessa Lima observa que este ano contará com lives e eventos presenciais, conforme os protocolos, que visam enaltecer a valorização, reconhecimento, cuidado, vínculo afetivo e acolhimento. "Nossos agentes integrantes da Guarda Sênior fazem questão de prestar serviços de qualidade, e merecem o melhor", pontua.

Sobre o Programa Guarda Sênior

O Programa Guarda Sênior foi implantado com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo. O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima. Além do trabalho, eles fazem parte de palestras, festivais online e presencial e atividades voltadas para a saúde.


Fotos Relacionadas