logo

Guerreiro Ramos é tema de palestra da Funemac

12/05/2008 17:22:52 - Jornalista: Graziele de Marco

Um eminente sociólogo brasileiro. Assim pode ser descrito Alberto Guerreiro Ramos. Negro, professor decano da Escola Brasileira de Administração Pública (FGV), será tema da palestra do fotógrafo Luiz Antônio Alves Soares que será realizada, na sexta-feira (16), às 19h, no auditório da Faculdade de Ciências e Letras de Macaé (Fafima).

Segundo o palestrante, Guerreiro Ramos residiu e lecionou nos Estados Unidos de 1966 a 1982 quando faleceu. “Naquele país ele publicou diversos trabalhos. Pela Universidade de Toronto publicou em 1961 "The New Science of Organization", editado no mesmo ano pela Fundação Getúlio Vargas com o título "A Nova ciência das organizações: uma reconceituação da riquesa das nações"”, explicou.

Luiz explicou que este trabalho, a partir da crítica da razão moderna, critica a ciência social moderna, a teoria organizacional, a fragmentação da ciência social. “Ele propõe a linguagem substantiva da organização e a teoria da delimitação dos sistemas sociais, propondo, por fim, o modelo multicentrico de alocação de recursos”, completou.

A palestra intitulada “Guerreiro de Ramos e A Nova Ciência das Organizações" faz parte da pós-graduação Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana, oferecido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

O Curso

A pós-graduação "Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana", foi estruturada em módulos disciplinares: "Estética e Representação do Negro", "Mídia e Etnicidade", "Artes Visuais", "Teologia Afroamericana", "Corporeidade e Performance Afro-brasileira", "Literatura e Oralidade Africana e Diaspórica", "Crítica Racial: Gênero, Sociedade e Saúde", "A Saga Africana no Brasil: Colonialismo e Colonialidade", "Globalização, Relações de Identidade e Diplomacia" e "A Civilização Africana".

Quem tiver interesse pode cursar cada módulo separadamente e receberá um certificado de conclusão. Os interessados em fazer os próximos módulos devem procurar a Funemac, na secretaria de pós-graduação da fundação, localizada na Cidade Universitária, na Linha Verde. Outras informações podem ser obtidas no site www.funemac.edu.br.