No início da semana passada, a secretaria municipal de Fazenda (Semfaz) começou a liberar os carnês do IPTU para a entrega nos domicílios. Inovando este ano, a prefeitura oferece ainda mais facilidade e comodidade aos contribuintes, disponibilizando na Internet a retirada das guias de recolhimento do imposto, através do site www.macae.rj.gov.br.
Os contribuintes com direito à isenção do IPTU devem fazer o requerimento dentro do prazo legal, até o dia 31 de maio de 2007. Mesmo estando enquadrados num dos oito critérios de isenção, o requerente deve obedecer este prazo e juntar os documentos necessários para garantir o benefício, que deve ser renovado anualmente. O atendimento é feito pela Central de Atendimento da Semfaz, na rua Dr. Télio Barreto, nº 28, Centro. O telefone para esclarecimento de dúvidas é: 2773-3172.
O calendário de pagamento do IPTU está composto da seguinte forma: até o dia 15 de maio, 15% de desconto; até o dia 31 de maio, 10% de desconto; ou até o dia 31 de maio, parcelado em oito vezes, com 5% de desconto. As consultas de valores também estão disponíveis no site da prefeitura, digitando o número de cadastro do imóvel, inclusive para a retirada da guia de recolhimento.
De acordo com o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz Tavares, o IPTU vem assumindo um papel muito importante para a economia do município. “Desde o início do governo, vem sendo feito um trabalho de recuperação dos recebíveis próprios, obtendo um aumento significativo, em torno de 50% a 60% na virada de cada ano”, avalia Cassius, destacando a importância do recadastramento imobiliário para a consolidação do processo de recuperação da receita do município.