Na segunda-feira (20), foi iniciado o processo de mudança dos beneficiários para a Quadra 05, do Conjunto Habitacional Dr. Carlos Emir, Bosque Azul 2. A mudança é mais uma etapa do cronograma de ações, elaborado pela Secretaria Adjunta de Habitação a fim de organizar e orientar quanto aos procedimentos e respectivas datas.
A equipe da Habitação, formada por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, permanecem no local, com o objetivo de orientar quanto ao termo de mudança, entrega de chaves e serviços prestados pelas concessionárias, assim como verificar o andamento das ações.
O cronograma de ações até a fase da mudança passou pela atividade de preparação, que consistiu em reuniões preparatórias (mobilização para reunião e condução da mesma, e entrega de encaminhamentos para vistoria e concessionárias). Ainda pelo cronograma, acontece informe às concessionárias sobre liberação das unidades habitacionais, vistoria dos apartamentos, reparos necessários nos apartamentos, solicitação de ligações junto às concessionárias, programação e confirmação das ligações das concessionárias e entrega da autorização para a mudança.
Quanto a operacionalização, o mapeamento das unidades a demolir, junto com os relatórios fotográfico, sobre origem e destino dos beneficiários, o calendário de mudança e o acompanhamento da mudança e demolição, são ações também registradas no cronograma.
A equipe da Secretaria Adjunta de Serviço Público encontra-se também no local, trabalhando no pátio, a fim de retirar possíveis entulhos e matos, evitando o acúmulo de detritos.
Letícia Oliveira, que está realizando sua mudança nesta quarta (22), registra que, apesar de ter que mudar totalmente seu ritmo de vida, encara o novo endereço de forma positiva.
“Construção nova, segura, vou estranhar no início, mas não há dúvida que agora sim, melhorou bastante minha qualidade de vida”, disse Letícia.
Quanto a ligação de energia elétrica, Tânia Jardim, secretária de Habitação, se reuniu, no próprio local de destino, com a representante da Enel, Andreia Rocha, solicitando providências quanto as pendências, pedindo prioridade. “Expus junto a Enel casos de urgência para pessoas especiais e idosos. Os beneficiários estão felizes e compreensivos quanto a isso. Porém, atentos às concessionárias, visto que os pedidos já foram encaminhados de acordo com o cronograma de ações. As mudanças estão acontecendo dentro da normalidade, com registro diário de cerca de 30 famílias mudando para sua nova casa”, explicou Tânia.
Os beneficiários, além dos serviços no local de destino durante o processo de mudança, têm a disposição, também, o atendimento na Secretaria de Habitação, para esclarecimentos. A Habitação funciona na Rua Marechal Rondon, 390, bairro Miramar.