
Foto: Arquivo Secom
O grupo da escola de artes de Macaé emociona o público com interpretações vibrantes.
Trinta vozes, instrumentos e emoções vão abrir o mês de novembro em Macaé. A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) apresentará, em 6 de novembro (quinta-feira), às 17h, na Galeria Carapebus, Centro da cidade, o ‘Ensaio Aberto Entretom’, regido por Jardel Maia. O Ensemble Vozes Entretom (disciplina Técnica e Performance Vocal), criado em 2023, reúne alunos de Canto dos cursos Básico e Técnico da escola vinculada à Secretaria Municipal Cultura.
O repertório do Ensemble Vozes Entretom é diversificado, abrangendo composições dos gêneros clássico, popular, pop e erudito, em interpretações solo e peças em grupo, com ou sem acompanhamento de instrumentos, em arranjos do diretor musical e preparador vocal, Jardel Maia. O professor e idealizador da disciplina orienta estudo da Fisiologia da Voz, empregando uma metodologia própria que combina técnicas de Belting, Speech Level Singing (SLS), Lírico e Legit, adequadas ao repertório. A proposta é promover um diálogo musical plural e contemporâneo.
“Idealizo o Ensemble Vozes Entretom como um espaço de pluralidade. O conjunto, atualmente composto por 30 alunos, sintetiza em seu nome a ideia de diversidade: de tons de pele, de vozes, de culturas e de timbres que encantam e conectam o público através da imagem da sonoridade ton sur ton”, diz o regente.