Foto: Guga Malheiros
Evento acontece na Praça Veríssimo de Mello, a partir da 9 horas desta quarta-feira
Com a presença de várias escolas da redes municipal e privada, acontece nesta quarta-feira (11) a Heterogênese Urbana, uma das ações do Projeto Cidadania & Direitos do Espaço de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental, com apoio da Fundação Macaé de Cultura.O evento tem como tema "Todos os Povos, Todas as Peles" e será realizado na Praça Veríssimo de Mello, a partir da 9h. A atividade faz parte da comemoração dos 15 anos de uma metodologia que tem como origem a Prefeitura Municipal de Macaé e conta com debates sobre a questão da diversidade social do município.
Segundo o vice-presidente da FMC e coordenador do projeto, Paulo de Tarso, o Heterogênese Urbana é referência para outros municípios, inclusive profissionais participam do curso de extensão oferecido em parceria com as secretarias de Saúde e Educação para saber sobre a metodologia. O tema é objeto de pesquisa de doutorado e do Centro de Pesquisa da França.
Haverá apresentações de música, dança, entre outras manifestações culturais. Podem participar da programação crianças e adolescentes.
O evento conta com a parceria da Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial; secretarias de Administração e Desenvolvimento Social; Guarda Municipal; Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental (ECOCULT); Projeto Cidadania & Direitos Humanos da prefeitura; Câmara Permanente de Gestão; subsecretaria de Acessibilidade, da Infância e Juventude, de Políticas para as Mulheres, do Idoso; Coordenadoria da 3ª Idade; Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
A Heterogênese Urbana é uma metodologia que faz parte do currículo do Curso de Especialização em Saúde Mental do Laboratório de Pesquisas em Saúde Mental (LAPS-ENSP-FIOCRUZ) sendo referência para várias cidades do Brasil. Atualmente, a metodologia da Heterogênese Urbana está sendo multiplicada para cidades como Jequié (BA), Vitória (ES), Cardoso Moreira (RJ), Espera Feliz (MG), Rio das Ostras e Campos (RJ) através do Curso de Extensão promovido pelos Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Tecnologias Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação. Para o próximo ano este curso se transformará numa Pós-Graduação com o apoio da Funemac.
O Projeto Cidadania & Direitos Humanos tem a competência de estabelecer projetos e ações voltadas à garantia e cultivo de relações sociais mais complexas e cidadãs através da arte e da cultura, da democratização do conhecimento e do direito à expressão na cidade. Será da competência do projeto contribuir em ações articuladas com outras secretarias, autarquias e coordenadorias para a valorização da humanização dos serviços, bem como para a promoção de ambientes sustentáveis para a vida social em toda a sua complexidade pelos espaços da cidade mediadas por todas as formas de expressão e conhecimentos.