logo

Heterogênese Urbana: uma ação de cidadania na Praça Veríssimo de Mello

12/06/2013 19:04:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

O encontro tem mais de 200 participantes por vez.

Com o objetivo de agregar as diferenças que compõe o município, o Heterogênese Urbana nasceu há 15 anos pelo Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé e visa dar voz a população para o cultivo do espírito cidadão e democrático. O encontro é uma das ações do projeto e acontece na Praça Veríssimo de Mello. E conta com mais de 200 participantes por vez, entre estudantes de escolas públicas e privadas, usuários do sistema de saúde, atendidos pelos diversos dispositivos da Prefeitura e comunidade em geral.


“Por onde passa a violência” é o tema abordado no evento deste mês, onde os participantes falam, cantam e se propõe a dar uma parte de si para a interação com o outro. O encontro acontece uma vez por mês, sempre as quartas-feiras, de 09h30 as 11h, com datas a serem divulgadas.

Heterogênese Urbana é um espaço expressivo que defende a palavra e o diálogo. "Estes são os maiores instrumentos de democracia", afirma o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso.

O projeto que foi criado pela Prefeitura de Macaé recebe pessoas de todo Brasil. Elas vem a Macaé um sábado por mês para o curso sobre a metodologia do Heterogênese Urbana. O objetivo é a implantação os seus municípios, o que é considerado um sucesso que faz parte do curso de especialização em Saúde mental do laboratório de pesquisas em saúde mental (Laps) Fiocruz.

Em uma das ações do heterogênese Urbana, um dos alunos da Escola Municipal Ivete Aguiar Santana foi selecionado para participar de uma apresentação sobre projeto da valorização das raízes culturais do povo brasileiro, e, com isso, melhorou seu comportamento radicalmente, afirma o professor de educação artística da escola, Gabriel Verani: “O aluno apresentava problemas de comportamento. Porém, durante os ensaios e depois da apresentação, o aluno melhorou sua postura dentro da sala de aula”, acrescenta o professor.

Em caso de chuva ou mau tempo os "Heterogênese na Praça" são adiados. Neste caso, a nova data é divulgada com antecedência. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: heterogeneseurbana@gmail.com ou pelo site: http://heterogeneseurbana.org

O evento é uma ação da Secretaria de Saúde em conjunto com a Fundação Macaé de Cultura. As Secretarias de Educação, Mobilidade urbana, Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Agroeconomia, Administração, Coordenadoria Extraordinária sobre polícias sobre Drogas, Coordenadoria Extraordinária sobre igualdade racial, Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima) e Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindpetro NF) também participam.