Analisar a sistemática do acompanhamento pedagógico e o consolidado das hipóteses escritas. Estas foram temáticas abordadas no encontro realizado, na quinta-feira (18), na Secretaria de Educação, com a presença de 55 professores de Educação infantil da rede municipal de Educação. Realizar cursos de formação continuada dos profissionais do magistério e contribuir com a melhor qualidade do processo ensino-aprendizagem é uma das prioridades da Prefeitura de Macaé.
Entre os assuntos enfocados pela equipe de coordenação pedagógica da Educação Infantil se destacam a importância do plano de gestão, visitas em salas de aula e cadernos de registros. Na ocasião, os participantes fizeram atividades, dinâmicas compartilhadas, interpretação de textos e estudos aprofundados sobre as hipóteses de escrita, apontados como essenciais para o contexto escolar da educação infantil.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta da secretaria é fomentar cursos de formação continuada para diversos profissionais. “Mensalmente nos reunimos com os diretores e quinzenalmente com professores orientadores. Nosso objetivo é contribuir com a formação dos educadores da rede municipal”, disse, frisando que os professores orientadores estão sendo orientados para atividades voltadas para o planejamento escolar para os próximos seis meses.
O encontro integrou profissionais que atuam na área central e serrana de Macaé. Entre eles estava a professora orientadora Maria Madalena Andrade, que trabalha no Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges. “É proveitoso fazer parte de encontros como estes. Eu aprendo bastante e troco experiências com outros colegas”, disse. A mesma opinião teve a professora Daniela Ramos, da Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos. “Considero estas programações enriquecedoras para melhorarmos nossa prática pedagógica”, destacou.
Os próximos encontros direcionados aos profissionais do segmento serão nos dias 24 e 25, na sede da Secretaria de Educação, para diretores das escolas municipais de Educação Infantil.