logo

História de Macaé é destaque de festa de 50 anos do Colégio Municipal Caetano Dias

29/06/2013 12:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

"Macaé 200 anos, faço parte desta história". Esta é a temática que está sendo abordada pelo Colégio Municipalizado Caetano Dias durante estes meses de junho e julho. A abordagem também está incluída na comemoração dos 50 anos de funcionamento da unidade, situada na Fronteira. A programação conta com um amplo trabalho dos profissionais da unidade.

Ao todo 364 estudantes do 6º ao 9º anos de escolaridade estão envolvidos desde o início deste mês com produções de imagens e painéis com alusão a Macaé. Além disso, os professores também desenvolveram junto aos alunos mini-projetos voltados para assuntos como “Retrato de Macaé e a mobilização dentro da escola” e “ Realidade da escola e o que se deseja mudar”.

Além da homenagem ao bicentenário, nesta sexta-feira (28), alunos, pais e professores assistiram ao desfile “Garoto e Garota Caetano Dias”. A festa foi marcada por um bolo de aniversário e integração de torcidas, que foram contagiadas pela apresentação de 14 participantes. Eles foram julgados pelos próprios professores da unidade. Animado, um dos participantes, Vinícius Fonseca, de 14 anos, afirmou que estava contando com uma torcida organizada. “Quero fazer bonito e representar a escola. Vou ficar honrado se me tornar o rei do Caetano Dias. Gosto muito de estudar aqui”, contou o aluno do 6º ano, morador da Nova Holanda.

Para marcar a próxima semana, haverá na terça-feira (2) e quinta-feira (4) a Olimpíada Especial da História de Macaé. Na oportunidade as turmas vão participar de testes, que serão aplicados pelo professor de História, Marcelo Abreu. Além disso, as turmas classificadas também vão fazer parte de gincanas com perguntas e respostas. A turma ganhadora vai receber uma mandala com imagens de Macaé de ontem e de hoje, medalhas e um selo do município.

Além disso, com a proposta de aproximar ainda mais a comunidade escolar, a direção da unidade municipal, junto com a coordenação pedagógica, promove ações que visam a aproximação com o espaço escolar. Diante disso, são desenvolvidas palestras voltadas para conscientização e formação da cidadania . Para isso, a unidade já recebeu representantes do Conselho Tutelar. Já no próximo semestre, estão sendo definidas ações como oficinas ministradas com psicólogos da rede municipal com os professores do colégio. A intenção é destacar questões que fazem parte do dia-a-dia na sala de aula do profissional da Educação como “ Prevenção às Drogas”, “Gestação Precoce” e “ Bullyng”.

Além disso, também serão promovidas palestras com os pais ou responsáveis dos alunos com temas como “Saúde, Prevenção” e “Combate às Drogas” e ações sociais, que visam destacar os direitos e deveres do cidadão.