A Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé lança nesta quarta-feira (25) o livro “Crônicas da Província”, uma homenagem ao historiador e professor Antônio Alvarez Parada, o Tonito Parada. O livro é uma coletânea de todas as crônicas publicadas pelo jornal O Fluminense, entre 1977 e 1978, onde Tonito relatava semanalmente os acontecimentos de Macaé. O coquetel de lançamento acontece às 19h, no Solar dos Mellos.
“São crônicas que mostram a grande transformação que Macaé estava vivendo naquele período por conta da chegada da Petrobras”, explica o secretário Ricardo Meirelles. O lançamento será em clima de festa, com a presença de parentes, amigos e ex-alunos de Tonito. Organizado pela pesquisadora Larissa Frossard, “Crônicas da Província” mostra todos os aspectos da cidade no fim da década de setenta, principalmente o crescimento da economia e as mudanças sociais do município.
“É uma homenagem que estamos fazendo ao nosso maior historiador, que, se estivesse vivo, teria completado 80 anos no final de dezembro”, lembra Ricardo Meirelles. A homenagem a Tonito Parada inclui ainda uma exposição de objetos pessoais, incluindo a sua máquina de escrever. O material foi cedido pela viúva do historiador, dona Detinha Parada. A exposição fica em cartaz até o final de fevereiro. Também em fevereiro, a equipe da Secretaria de Acervo e patrimônio leva a história de Tonito Parada às escolas municipais, através de palestras. “Queremos mostrar às crianças a importância de se preservar a nossa história”, explicou o secretário.