Nesta terça-feira (15) é considerado mundialmente o Dia de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa. A Prefeitura de Macaé através da Secretaria Municipal do Idoso alerta aos mais velhos que qualquer tipo de violência, como agressões físicas, psicológicas, financeiras, maus tratos e abandonos devem ser denunciados.
De janeiro a junho de 2010, a Secretaria Municipal do Idoso, que presta serviço às pessoas com mais de 60 anos do município, com uma equipe multidisciplinar formada por advogados, assistentes sociais e psicólogas, atendeu a 233 casos de violência, entre eles, casos de negligências, agressões físicas, maus tratos em casa, nos transportes públicos e hospitais, abandonos e apropriações indébitas.
Uma das principais denúncias é o de agressão física, com 20 casos, sendo sete contra homens e 13 contra mulheres. Já os casos de abandonos tiveram um total de 26 registros. Casos de negligências tiveram 29 denúncias. Situações de maus tratos ficam em segundo lugar com 47 ocorrências. E no topo da lista estão os problemas enfrentados nos transportes públicos, com um total de 50 denúncias registradas.
Segunda a psicóloga e secretária do Idoso, Cátia Crespo Schueler, a violência contra o idoso deve ser denunciada. “Se você é um idoso, conte o que está acontecendo aos amigos, aos vizinhos, familiares e comunique aos órgãos competentes como o Conselho do Idoso, a Secretaria Municipal do Idoso, a delegacia e ao Ministério Público. Não tenha medo!”, ressalta a secretária.
O INPEA – The International Network for the Prevention of Elder Abuse – instituição de reconhecida relevância internacional na defesa dos direitos da pessoa idosa, em parceria com a Organização das Nações Unidas elegeu o dia 15 de Junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa para mobilizar e sensibilizar a sociedade civil para combater as diversas formas de violência à pessoa idosa.