O Encontro Municipal de Educação Física Escolar-2012, realizado na sexta-feira (23), das 8h às 17h30, no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt foi marcado por palestras e interação entre os participantes. Um dos pontos altos foi a homenagem da Secretaria de Educação aos professores de Educação Física que fazem parte da história do município por seu destaque na profissão.
Os professores José Domingues de Araújo Filho, Rossine Medeiros, Luiz Henrique Peçanha e João Machado Filho receberam placas pelos anos de serviços prestados. Participaram do encontro aproximadamente 200 profissionais da área.
- Sempre quisemos fazer homenagem a estes professores que marcaram a vida de tantas pessoas, como a minha, a do prefeito Riverton Mussi e tantos outros. Estes profissionais não ensinaram somente educação física, mas conceitos e valores que se pode passar a um aluno. Eles são exemplos de professores para todos os profissionais da área que atuam em Macaé, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Emocionados, os professores receberam a homenagem e se disseram honrados por serem lembrados, especialmente por se tratar de um evento especificamente voltado a Educação Física: “Temos que agradecer a toda organização do evento. Foi uma satisfação quando recebemos o convite para esta homenagem, pois trabalhamos há muitos anos, sempre colocando a Educação Física em primeiro plano. É uma honra, porque apesar desta jornada longa, é a primeira vez que somos homenageados, especialmente em um evento onde a Educação Física é a protagonista”, afirmou o professor José Domingues de Araújo Filho.
Além das homenagens, o Encontro Municipal de Educação Física Escolar teve como tema central “A importância da recreação”. O objetivo foi capacitar os profissionais que trabalham na Fundação de Esportes e Turismo (Fesportur), núcleos da Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes), além da Secretaria de Educação, com palestras e oficinas práticas para enriquecer o trabalho pedagógico. Durante o evento, foram anunciadas outras novidades para a rede municipal de ensino:
- O professor de Educação Física é tão importante que estamos inserindo a matéria também do 1º ao 5º ano. O objetivo é, além de aumentar a permanência do aluno na escola, oferecer uma educação mais integral, para que, de fato, possamos melhorar a educação no município, completou o secretário.
O público participante assistiu a palestra “Recreação: A voz do prazer na escola”, ministrada pelo mestre em Ciência da Motricidade Humana, professor da Universidade Castelo Branco e autor do livro “Recreação na escola”, Raul Ferreira Neto: “É importante que este tipo de evento seja realizado, pois é uma formação continuada para estes professores e estudantes de Educação Física. Trabalho com a questão da recreação e do lazer e esta palestra nada mais é que o divertimento, a alegria. São atividades com objetivo educacional acima de tudo, mas que é prazerosa e irá intervir no aprendizado do aluno”, explicou Raul Ferreira Neto.
Os participantes ainda assistiram a palestra “Brincando com o corpo e a música”. Além desta, uma coletânea de atividades lúdicas contextualizadas nos pequenos e grandes jogos, contestes e estafetas foram enfatizadas, assim como o tema “Descobrindo movimentos: Inserindo a iniciação desportiva através da recreação”. Além disso, também foi apresentado um vídeo de homenagem aos profissionais de Educação Física.
O encontro ainda recebeu 60 estudantes de Educação Física das universidades Estácio de Sá e Salgado de Oliveira (Universo). Um deles, Willian Lutterbach, aluno Estácio de Sá, disse satisfeito por ter participado do Encontro e já aguarda o próximo: “Estou no primeiro período na faculdade e esta é uma fase importante para a definição da área em que pretendo atuar. Por isso, é importante saber qual é a melhor forma de se trabalhar a Educação Física na área educacional, pensando sempre no melhor desenvolvimento do aluno. Trata-se de uma excelente iniciativa e espero que tenham outras para incentivar a prática da Educação Física”, finalizou.