Evento será realizado na sexta à tarde
Em comemoração ao mês das mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Centro de Referência dos Adolescentes (CRA) do município realiza, nesta sexta-feira (22), das 13h30 às 17h, uma ação em homenagem às mulheres. Durante o evento, a equipe de enfermagem vai realizar consulta de saúde da mulher e exame preventivo para as pacientes, as mulheres das famílias delas e as cidadãs em geral que comparecerem à unidade. Nesse dia também será realizado atendimento para as agentes do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em parceria com o Setor de Saúde do Trabalhador do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do governo estadual.
Haverá também cultura com apresentação do coral da Guarda Sênior em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Com o evento, o CRA objetiva ofertar acesso ao serviço a um público maior que o já atendido na unidade; mostrar às mulheres que, não somente no mês delas, mas o ano inteiro, o município oferece políticas públicas de qualidade com acesso a vários serviços; divulgar para a população esses serviços; e aproximar a população da unidade e tudo o que ela oferece. O atendimento é integral à saúde dos adolescentes e também conta com o trabalho da atenção psicossocial estreitando a relação entre saúde, sociedade e cidadania.
No CRA a equipe busca identificar precocemente agravos à saúde das mulheres e ampliar o acesso.
“A demanda de jovens tem crescido no município e funcionamos como um dispositivo da atenção especializada, com demanda espontânea”, disse a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e coordenadora do CRA, a assistente social Monique Rangel do Carmo Gouveia. A demanda espontânea significa que os adolescentes podem ser atendidos via agendamento, mesmo sem encaminhamento.
“É importante, para além da comemoração ao dia da Mulher, a oferta de uma assistência de qualidade e a garantia do acesso, como um dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde)”.