Acompanhando as obras de reforma do Hospital da Barra, o secretário Tadeu Campos, visitou o local na quinta-feira (18). No Hospital, antigo Hospital do Sase, situado na Barra de Macaé, funcionará o programa de Planejamento Familiar. A prefeitura, através da secretaria de Obras está reformando, adaptando e realizando acréscimos para que o Hospital da Barra possa atender, com equipe multidisciplinar, as famílias residentes no bairro e em outras localidades do município.
É objetivo da prefeitura que o Hospital da Barra, ao promover o planejamento familiar, realize uma média de 200 cirurgias por mês, com serviços de laqueadura tubária, vasectomia, cirurgias ginecológicas de média complexidade. As obras serão realizadas em duas fases. Na primeira - reforma, ampliação e adaptação - a prefeitura investe R$ 1.494, 505,88. A segunda fase prevê a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento.
No momento, são instaladas as clarabóias para iluminação e ventilação e preparados os quatro, consultórios médicos e banheiros para deficientes físicos. Na parte externa, o muro já está concluído. No telhado, com 84 metros de comprimento por 22 de largura, são construídas as calhas para coleta de águas pluviais e as bases para a instalação das caixas de água.
Segundo Tadeu Campos, são refeitas as instalações elétricas e terá início a construção de uma subestação com transformadores e um gerador, que garantirá a energia elétrica em caso de faltar luz na região.
- Além da parte elétrica, estamos iniciando a revisão nas instalações hidráulicas. Como o hospital funcionará 24 horas, o prédio contará com dezesseis caixas d’água de mil litros e uma cisterna de reserva, com capacidade de 80 mil litros d’água – informa o secretário de Obras.
O Hospital da Barra possui 1.946 metros quadrados de área total e 1.837 metros quadrados de área construída. A construção é praticamente horizontal, para facilitar o acesso. O hospital contará com um pavimento superior, com 98 metros quadrados, onde funcionará o setor administrativo, com salas para diretoria, reuniões, recepção, copa e banheiros.
No térreo, hall central já aberto; moderno centro cirúrgico com quatro grandes salas, com cerca de 30 metros quadrados; 24 leitos; ambulatório especializado, salas para pequenas cirurgias; refeitório para 32 pessoas; vestiários; 28 banheiros; sete enfermarias; almoxarifado; farmácia; lavanderias; frigorífico; quartos para médicos, enfermeiros e motoristas; cozinha; posto de enfermagem; dispensa; rouparia; sala de enfermagem e de nutrição, além de estacionamento.