logo

Hospital da Mulher: obras começam segunda-feira

31/01/2007 16:06:45 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras (Semob), inicia na próxima segunda-feira (5), as obras no antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé. Segundo informações do secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, as obras de conclusão do Hospital da Barra de Macaé têm custo estimado de R$ 2,3 milhões. Nesta primeira fase, cuja licitação já foi aprovada, serão investidos R$ 1,49 milhão.

A primeira fase, que tem prazo de conclusão de seis meses, inclui reforma, adaptação e acréscimo no Hospital, além de revisão e instalação das redes elétricas e hidráulicas e de toda a parte arquitetônica. O Hospital ganhará nova fachada, cobertura, rede para tratamento de esgoto, construção de subestação elétrica de 500 kva com geradores, instalação de ar refrigerado e clarabóias.

Para que o Hospital da Barra atenda às necessidades da população, todo o projeto foi discutido com a secretaria municipal de Saúde e foi elaborado com a anuência da Vigilância Sanitária. De acordo com o vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, responsável pelo projeto, a unidade terá como foco a mulher, mas o atendimento será extensivo ao homem.

- Um dos objetivos do Hospital é ampliar o acesso da população aos programas de planejamento familiar com serviços de laqueadura tubária, vasectomia, além de cirurgias ginecológicas de média complexidade. Entendemos que esta é uma questão de saúde pública séria e queremos que todos conheçam e tenham acesso aos métodos contraceptivos, disse Carlão.

No Hospital da Barra, a mulher terá acesso a programas voltados para a população feminina, como exames de ultrassonografia, mamografia, preventivo, além de atendimento para pré-natal e incentivo ao aleitamento materno, entre outros. O Hospital contará com 1.600 metros quadrados de área construída, centro cirúrgico com duas salas, 30 leitos, ambulatório especializado, salas para pequenas cirurgias e setor administrativo, além de sala de parto, uma sala para recuperação dos recém-nascidos e uma sala pré-parto. O hospital contará ainda com consultórios médicos e odontológicos, sala de Raio-X, ambulatório com entrada independente, nove enfermarias e área para internação comum.