logo

Hospital Geral da Serra vai ser inaugurado domingo

19/07/2006 17:19:05 - Jornalista: Catarina Brust

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, visitou nesta quarta-feira (19), as instalações do Hospital Geral da Serra João Manuel da Silva, localizado no Trapiche. O hospital, com 22 leitos, vai atender a comunidade da região serrana e será inaugurado neste domingo (23), às 16h, com um show na praça do distrito. Esta unidade de atendimento 24 horas, com o Hospital Público Municipal (HPM) e o Hospital da Mulher (que deverá ser inaugurado em dezembro) integra um pacote de obras do governo municipal que tem como meta aprimorar o atendimento na área da saúde.

A prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões na construção do Hospital da Serra que possui 2,041 mil metros quadrados de área construída. A unidade conta com 22 leitos (em enfermarias com duas camas), ar refrigerado, raio-X, ortopedia, pediatria, laboratório e atendimento ambulatorial e de emergência. Posteriormente também haverá atendimento odontológico.

Cinqüenta profissionais da área da saúde, diariamente, farão o atendimento com sete médicos, além da equipe de manutenção e da parte administrativa. Duas ambulâncias darão o suporte à unidade. O hospital também disponibilizará aos pacientes, o sistema de Telemedicina, que possibilita o contato entre o médico que realiza o atendimento e o especialista que está no HPM.

- Poucos governos têm a ousadia de fazer tantos investimentos na saúde, que chegam a R$ 200 milhões/ano. Espero que tanto a comunidade quanto os profissionais possam reconhecer isso. O hospital tem padrão excelente de qualidade e com isso, estaremos desafogando o HPM. Só os casos mais graves irão para o Hospital Público na cidade, destacou Aluízio dos Santos Júnior, presidente da Fundação Hospitalar.

Aluízio lembrou que o Hospital Geral da Serra também será utilizado para pacientes antes e pós procedimentos cirúrgicos, melhorando ainda mais o atendimento do HPM. Após a inauguração o Hospital da Serra passará pelos procedimentos tradicionais de desinfecção e treinamento de pessoal para iniciar o atendimento à comunidade, no dia 15 de agosto. “O Hospital da Mulher, que deverá ser inaugurado em dezembro, também tem uma visão inédita, voltada para o atendimento à mulher e ao planejamento familiar””, explicou.

Já o secretário de Obras, Tadeu Campos, lembrou que além desses investimentos na construção, ampliação e instalações de unidades de saúde, o governo municipal está preocupado com o lado preventivo. “As obras de saneamento que estão sendo realizadas pela prefeitura no município é outro ponto forte que fecha esse ciclo, com investimentos voltados na prevenção de doenças, e na qualidade de vida do cidadão macaense”, enfatizou o secretário de Obras.


Hospital da Criança

Durante a visita, o prefeito Riverton Mussi disse que além do hospital da serra, a administração municipal já tem pronto outro projeto hospitalar: "A planta do Hospital da Criança, que terá centro cirúrgico e 80 leitos, e será construído anexo ao Hospital Público Municipal, já está pronta. As obras devem ser iniciadas no próximo ano". Ele disse ainda que a prefeitura está ampliando o Centro Psiquiátrico, no Pronto Socorro do Aeroporto e instalando Unidades Básicas de Saúde no município.