Hospital Público de Macaé comemora o Dia da Criança

11/10/2012 16:23:00 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Divulgação

Equipe que atua na Classe Hospitalar organizou a atividade.

A alegria é curativa. É a partir desta visão que por toda esta semana o Hospotal Públicos Municipal de Macaé (HPM) está promovendo uma série de atividades em homenagem ao Dia da Criança. Quem organizou foi a equipe que atua na Classe Hospitalar, espaço dedicado a atividades pedagógicas e de arte terapia composta por profissionais que trabalham diariamente no hospital para alegrar um pouco a vida de quem está internado na unidade.

Desde segunda-feira, a equipe, composta por Rita Luzier (arte terapeuta), Elian Ferreira (psicopedagoga) e Dilma Amaral (pedagoga) levam para as enfermarias e também ao parquinho infantil do HPM atividades, como pintura, jogos, contação de histórias, discoteca, estúdio fotográfico, cinema e pipoca…

As atividades têm o apoio de todo o corpo funcional do Hospital e voluntários, além dos Doutores da Alegria e da ong Beleza, que faz corte de cabelo, penteados e manicure nos pacientes e familiares presentes.

Para Josiane Sousa, mãe de Davi, de seis meses, internado por motivo de broncodisplasia pulmonar, estes momentos são muito importantes, em contraposição ao sofrimento de uma internação:

- É muito difícil. Meu filho ficou internado anteriormente, quatro meses aqui no HPM, e estas brincadeiras distraem em muito a gente; relaxa um pouco e assim ficamos até com mais esperanças, relata.

Já para Andressa Gonçalves, mãe de Ana Júlia de um ano e meio, internada por motivo do agravamento de uma pneumonia, as brincadeiras com sua filha, promovida pelos profissionais, dão ânimo e até fizeram com que a menina sorrisse, coisa que não tinha feito desde a hora da internação.

Para a equipe da Classe Hospital é também brincando que se aprende e se descobre até muitas questões que podem contribuir para uma possível cura e também para melhorar a vida social das famílias que passam pelo Hospital, como informa Rita Luzier:

- Com estes momentos de datas comemorativas, mas também com nosso trabalho diário, localizamos problemas sociais, como uma criança fora da escola, e podemos encaminhar para a equipe multiprofissional da Secretaria de Educação. Além disso, a autoestima de todos ganha um carinho especial. São momentos difíceis que estas famílias vivem aqui, lembra.

Na tarde desta quinta-feira as brincadeiras ficaram por conta dos Doutores da Alegria, artes manuais com fotografias e para fechar um cinema regado a pipocas. Nesta sexta-feira, a programação inclui teatro, apresentação de dança e brincadeiras com voluntários do hospital. A Unidade de Emergência Pediátrica (UEP) também está promovendo evento similar esta semana.