Unidade completou três anos de funcionamento
O Hospital Público Municipal da Serra completou três anos de idade esta semana. A data foi comemorada nesta terça-feira (4), em uma solenidade com a presença do secretário de Saúde e presidente da Fundação Hospitalar de Macaé, Eduardo Cardoso. Durante o evento, ele anunciou que neste semestre, o atendimento na unidade será ampliado, com o inicio do funcionamento do Centro Cirúrgico e a implantação de setembro novas especialidades médicas, além do serviço de capelania.
- Com um movimento mensal de cerca de 1,9 mil pacientes e 5,5 mil exames laboratoriais, o Hospital da Serra hoje já é considerado um pilar fundamental à garantia da saúde da comunidade da serra, permitindo um atendimento mais ágil e trazendo mais conforto diante de uma necessidade cada vez menor de deslocamento até a cidade, comentou o secretário.
O Hospital da Serra iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006 com serviços de laboratório, Raio-X, endoscopia, fisioterapia e enfermaria mista. Este ano, a unidade ganhou reforços no atendimento, com a implantação dos serviços de enfermaria feminina, sala de pequenas cirurgias, ortopedista, fonoaudióloga, exames de ultrassonografia e mamografia.
Outro serviço implantado foi o de marcação de exames pelo 0800 e o telefone de emergência 24 horas (2793-3188). A unidade também passou a fazer esterilização de materiais dos postos de saúde da serra, e o recolhimento semanal de coleta de sangue e exames laboratoriais para todas as UBS e PSF da serra.
Durante as comemorações do terceiro aniversário, o secretário de Saúde elogiou os trabalhos da equipe.
- O foco inicial de cirurgias seletivas de média complexidade vem dando lugar a demandas mais urgentes, como a mamografia, e a necessidade de um bom aparelho de Raio-X , disse o secretário, lembrando que o Hospital da Serra é hoje uma grande unidade de atendimento ambulatorial.
O diretor superintendente do Hospital da Serra, Carlos Neves, disse que já sente mudança no comportamento da comunidade serrana, que passou a confiar e procurar mais o hospital. “O Hospital da Serra acabou de implantar exames de ultrassom Transvaginal, está ampliando o número de exames de mamografias e ainda nesse segundo semestre aumentará o número de enfermarias”, comentou.
O diretor administrativo da unidade, Pablo Fontes, anunciou a implantação do Jardim de Inverno para que os pacientes possam tomar sol e ar puro, e convidou todos para a Conferência de Saúde da Serra que acontecerá em outubro.
O subsecretário de Saúde, Edilson Simões, vê o Hospital da Serra como uma grande conquista para a comunidade serrana. “Como o PSF está dentro do espaço físico do Hospital, este agrega tanto a saúde primária, quanto a secundária e a terciária, envolvendo todos os cuidados para a comunidade”, comentou.
O diretor superintendente do Hospital Público Municipal de Macaé, Felipe Barreto, ressaltou a parceria com a unidade, já que pacientes clínicos são encaminhados a unidade serrana enquanto o hospital da cidade fornece o suporte de atendimento.