Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 10, o espaço cultural do Hospital Público Municipal (HPM) Dr. Fernando Pereira da Silva, que faz parte do projeto de humanização da instituição. O espaço foi aberto com a exposição “Detalhes de Jurubatiba”, da artista plástica Mariane Pires.
O diretor superintende do hospital, Aluízio Santos Junior, informou que outros projetos estão sendo elaborados para aproximar cada vez mais a comunidade da instituição. “Este espaço está aberto para qualquer manifestação cultural e quem quiser expor basta nos procurar”, disse.
Aluízio lembrou que nos dias de visita, mais de 200 pessoas passam pelo hospital, principalmente nos finais de semana.
Exposição - Os painéis da artista plástica Mariane Pires foram pintados em óleo e acrílico sobre tela e mostram a biodiversidade da fauna e flora do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. As imagens foram feitas a partir de registros fotográficos de Rômulo Campos, Haroldo Palo Junior e José Chacon de Assis.
A artista plástica explicou que a mostra faz parte das comemorações dos sete anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, situado nos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, numa área aproximada de 14.860 hectares, onde são encontradas 18 lagunas (lagoas costeiras) e é o único parque de restinga do mundo.
O curador da exposição, Paulo Moraes, ressaltou que a mostra já percorreu várias cidades do Estado do Rio de Janeiro e milhares de pessoas conheceram as belezas naturais da região. A exposição conta com o apoio da APAJ / ONG-Br – Amigos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - SEMMA – Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, IBAMA e o NUPEM – Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé.